Resumo

Vereador e professor são investigados por assédio sexual, ônibus tomba em mangue e outros destaques nesta semana

Saiba quais foram os principais assuntos da semana de 11a 17 de dezembro.

Imirante.com

Veja os principais destaques desta semana no Imirante.
Veja os principais destaques desta semana no Imirante. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 11 a 17 de dezembro.

Domingo (11)

Um caso investigado como estupro na madrugada de domingo (11) chocou a população do bairro Ayrton Senna, em Imperatriz. Uma adolescente de 15 anos estava sozinha em casa quando o suspeito, que segundo a polícia é um vizinho, arrombou a porta dos fundos e entrou no quarto dela portando uma faca. O delegado informou que ele chegou a tocar as partes íntimas da adolescente enquanto ela dormia. Ao acordar, a garota travou luta corporal com o agressor e foi socorrida por outros vizinhos que ouviram os gritos e agrediram o homem com pedaços tijolo, faca e pedaços de madeira. Ele foi encaminhado hospital em estado gravíssimo.

O mês de Novembro deste ano registrou a segunda pior marca de desmatamento na Amazônia Legal na série histórica monitorada pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) desde 2015. De acordo com o instituto, só no mês de novembro de 2022, foram desmatados mais de 550 km² da área que engloba nove Estados, entre eles o Maranhão. Só neste ano, foram desmatados 245 km²na Amazônia legal no Maranhão.

Segunda-feira (12)

Após reportagem da TV Mirante que trouxe à tona denúncias por supostos crimes de assédio sexual envolvendo o Domingos Paz (Podemos), a Câmara Municipal começou a apurar o caso. Além da Comissão de Ética do Legislativo Municipal, os casos também são investigados pela Casa da Mulher Brasileira e Delegacia da Criança e do Adolescente (DPCA). 

Um homem acusado da morte de um policial militar e de corrupção de menores foi submetido a julgamento pelo Conselho de Sentença e inocentado dos crimes, na sessão de segunda-feira (12), do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de São José de Ribamar. A juíza emitiu a sentença rejeitando a denúncia e absolvendo o acusado Pedro Coelho Leal do crime e determinou a soltura do réu, caso não esteja preso por outro crime.

Outro destaque do início da semana foi que o Ministério da Justiça suspendeu todas as atividades operacionais da embarcação José Humberto, utilizada para fazer a travessia de passageiros entre os municípios de Alcântara e São Luís. 

Na noite de segunda-feira (12), manifestantes que apoiam o presidente Jair Bolsonaro invadiram a sede da Polícia Federal em Brasília após a prisão do indígena José Acácio Serere Xavante, decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e iniciaram um protesto que, neste momento, resultou no fechamento do Setor Hoteleiro Norte e de parte do Eixo Monumental, segundo informou a assessoria de imprensa da Polícia Militar. Segundo a PM, os manifestantes colocaram fogo em carros e ônibus.

No mesmo dia, foram diplomados o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os documentos os habilitam a tomar posse nos cargos no dia 1º de janeiro. A sessão solene destinada à diplomação dos eleitos foi aberta por Alexandre de Moraes no início da tarde. Em seguida, os ministros da Casa Ricardo Lewandowski e Benedito Gonçalves conduziram Lula ao plenário, e, logo após, Alckmin foi conduzido pelos ministros Cármen Lúcia e Raul Araújo. Depois, houve a execução do Hino Nacional pela Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas regida pelo Tenente Cláudio Marcio Araújo da Luz.

Terça-feira (13)

A mãe da adolescente de 14 anos que supostamente foi assediada pelo vereador de São Luís, Domingos Paz (Podemos), prestou depoimento na terça-feira (13), na Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), na capital maranhense. A mulher, que preferiu não se identificar, chegou ao local acompanhada por advogados.

Após o Ministério da Justiça determinar a suspensão dos serviços de transporte aquaviários da embarcação José Humberto, o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Gilberto Lins Neto, minimizou o problema. Ele disse, em entrevista ao Imirante, que a decisão vou baseada em relatórios de junho e que os problemas registrados a época foram todos sanados.

Quarta-feira (14)

Mais uma mulher que disse ter sido vítima de assédio por parte do vereador de São Luís, Domingos Paz (Podemos), prestou depoimento nesta quarta-feira (14), na Casa da Mulher Brasileira, em São Luís. A vítima, que pediu para não ser identificada, acusou o político de ter cometido, além do assédio, estupro de vulnerável, afirmando em depoimento que foi abusada sexualmente por ele durante mais de cinco anos.

Um recém-nascido foi raptado na manhã de quarta-feira (14) de dentro do Hospital Regional Materno Infantil, em Imperatriz. O bebê estava internado em uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e após o banho, aos cuidados da avó, uma mulher que também estava internada no hospital se ofereceu para segurá-lo. Ela conseguiu sair com o bebê nos braços sem que fosse percebida. A mulher foi identificada como Jaiane Vieira Miranda, de 19 anos de idade. Ela deu entrada no hospital na madrugada desta quarta-feira (14) alegando estar em processo de aborto espontâneo, mas segundo a direção desapareceu antes de fazer ultrassonografia.

No campo econômico, uma notícia animou o trabalhador. O valor do salário mínimo em 2023 previsto no Orçamento será de R$ 1.320. A proposta de Lei Orçamentária Anual de 2023 prevê um aumento do salário ainda maior do que o proposto pela Medida Provisória assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. 

A Copa do Mundo do Catar entrou na reta final nesta semana. Na quarta-feira (14), França e Marrocos se enfrentaram pela semifinal da Copa do Mundo. No Estádio Al Bayt, o time de Didier Deschamps venceu por 2 a 0, com de gols de Theo Hernández, logo aos quatro minutos de jogo, e Kolo Muani, na segunda etapa. Os europeus vão disputar a final da competição pela quarta vez na história, a segunda seguida, e seguem em busca do tricampeonato.

A atriz Cláudia Raia, ficou entre os assuntos mais comentados do twitter nesta quarta-feira (14) após tratar um jornalista mal por ele não saber o nome de seu bebê. A atriz deu um showzinho básico de impaciência e ironia, a atitude não deixou a internet nada satisfeita. "Já tem nome o bebê", perguntou o jornalista. "Já, você não acompanhou? Você está atrasadíssimo. Você está péssimo. Contei na Ana Maria Braga, menino. Luca (o nome da criança)! Só você que não sabe", disse Cláudia de forma irônica.

Quinta-feira (15)

A vereadora Silva Noely pediu, na quinta-feira (15), o afastamento do colega de parlamento Domingos Paz após denúncias de que o vereador cometeu assédio sexual contra cinco mulheres e uma adolescente. O ofício foi dado entrada na Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís. Além da mesa, o documento foi encaminhado ao presidente da Comissão de Ética, Nato Júnior. 

Um outro caso chamou muita atenção. Foi demitido do quadro de pessoal da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o professor Jadir Machado Lessa, suspeito de cometer assédio sexual contra três estudantes. A decisão, assinada pelo reitor Natalino Salgado, foi publicada nesta quinta-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU). Jadir Machado Lessa, que ocupava o cargo de professor do magistério superior, lotado no departamento de Psicologia, estava afastado da UFMA desde abril deste ano após as denúncias que relatam, inclusive, violência física por parte do professor.

Uma portaria da Capitania dos Portos do Maranhão autorizou, na quinta-feira (15), o retorno das operações da embarcação José Humberto. O tráfego do ferryboat, para viagens entre Alcântara e São Luís, estava suspenso por decisão do Ministério da Justiça.

Outro destaque foi que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou na quinta-feira (15), de forma bem-sucedida, o primeiro teste vertical do foguete sul-coreano HANBIT-TLV. A iniciativa antecede o primeiro lançamento em um contrato de uma empresa privada feito a partir do CLA, que deve ser realizado até a próxima quarta-feira (21).

Pilotos e comissários de voo que atuam nas principais companhias aéreas do país aprovaram a deflagração de uma greve nacional, com início nesta segunda-feira (19). A decisão de cruzar os braços foi tomada em assembleia geral da categoria na quinta-feira (15), segundo informou o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). 

A noite de quinta-feira começou com a notícia de um grave acidente com um ônibus do transporte coletivo de São Luís, que atende a linha Parque dos Nobres, na avenida dos Africanos, em São Luís. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o motorista perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e tombou em uma área de mangue.

Sexta-feira (16)

Há uma semana, surgiram denúncias de assédio sexual feitas por uma ex-conselheira tutelar contra o vereador Domingos Paz (Pode). De lá para cá, novas denúncias surgiram e o parlamentar pode enfrentar um processo na comissão de Ética da Câmara Municipal de São Luís. Sobre as acusações, em entrevista ao Imirante, nesta sexta-feira (16), o vereador se diz vítima de uma armação e nega quaisquer das acusações que estão sendo feitas contra ele.

Domingos Paz nega que as mensagens apresentadas por cinco mulheres e mais uma adolescente trocadas pelo Whatsapp sejam verdade. Segundo ele, na justiça não há qualquer acusação contra ele mesmo sabendo que não há denúncia ainda feita na justiça. O que há é investigação em andamento pela Polícia Civil.

A Polícia Federal (PF) efetuou, nessa sexta-feira (16), a prisão de Antônio José Santos Saraiva, conhecido como "Sarneyzinho do Maranhão", no município de Dom Pedro, a 324 km de São Luís. Antônio José fez ameaças de morte contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, e sua prisão ocorreu após pedido do Ministério Público Federal (MPF), em representação feita contra ele pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP).

O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), ex-governador do Maranhão e futuro ministro da Justiça no governo Lula, afirmou na sexta-feira (16) que parte dos manifestantes que participaram de atos de vandalismo em Brasília foram identificados. A declaração foi dada em São Luís durante coletiva de imprensa para anunciar novos integrantes de sua equipe no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No Imirante, você também viu que a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria Cristina Peduzzi decidiu na sexta-feira (16) que deve ser garantido o mínimo de 90% de pilotos e comissários em serviço durante a greve da categoria prevista para começar na segunda-feira (19). A decisão foi motivada por uma ação do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). 

O lançamento de um foguete na base do Centro de Lançamento de Alcântara, no litoral do Maranhão, marca o início da parceria público-privada para lançamentos de pequenos satélites entre o governo federal e a startup aeroespacial da Coreia do Sul. O lançamento do primeiro foguete produzido pela empresa sul-coreana Innospace deve ocorrer até a próxima quarta-feira (21).

No esporte, o São José de Ribamar realizou, na manhã desta sexta-feira (16), a apresentação oficial do elenco que disputará o Campeonato Maranhense de 2023. De acordo com o presidente Marinaldo Frazão, o Peixe-Pedra deve contar com 25 atletas para o Estadual, porém, alguns nomes ainda vão passar por avaliação da comissão técnica.

Sábado (17)

A Justiça Eleitoral diplomou no início da noite deste sábado (17) o governador Carlos Brandão (PSB) e seu vice, Felipe Camarão (PT), além dos demais eleitos em outubro deste ano. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

A cerimônia de diplomação finaliza o processo eleitoral. Os diplomas são o atestado que garante aos candidatos eleitos a posse no dia 1º de janeiro de 2023.

No mundo do esporte, a Copa do Mundo 2022 vai chegando ao final. Quatro anos após o vice-campeonato na Rússia, a Croácia está novamente no pódio de uma Copa do Mundo. Nesse sábado (17), a seleção axadrezada derrotou Marrocos por 2 a 1, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, na disputa pelo terceiro lugar do Mundial.

A cantora Rihanna compartilhou imagens do filho com o rapper ASAP Rocky pela primeira vez nas redes sociais nesse sábado. A artista usou sua conta no TikTok para compartilha uma foto do bebê.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.