Eleições 2022

TRE inicia hoje julgamento de prestação de contas de campanha de eleitos

Serão 15 sessões para os membros da Corte Eleitoral do Maranhão analisem cerca de 125 contas dos candidatos eleitos em outubro deste ano.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 02/12/2022 às 08h34
TRE/MA tem em sua pauta de julgamento desta sexta-feira, 2, a prestação de contas do deputado reeleito Aluisio Mendes
TRE/MA tem em sua pauta de julgamento desta sexta-feira, 2, a prestação de contas do deputado reeleito Aluisio Mendes (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão começa nesta sexta-feira, 2, o julgamento das prestações de conta de campanha dos candidatos eleitos no pleito de 2022. Serão cerca de 15 sessões para garantir o julgamento das 125 contas apresentadas.

O tribunal tem até o próximo dia 14 para analisar a prestação de contas dos eleitos em outubro antes da diplomação, cuja data definida é dia 17.

Nesta sexta-feira, 2, até 14 deste mês serão 15 sessões que acontecerão até aos sábados. 

Na pauta, a esta sessão de sexta está previsto a julgamento da prestação de contas do deputado federal reeleito, ALuisio Mendes (PSC). Mas, apesar de ter somente um item na pauta, não significa que não poderá haverá outras contas de outros candidatos.

Os membros da Corte Eleitoral podem incluir no momento da sessão, os processos prestação de contas a serem julgadas. Além disto, há a possibilidade de sessões extraordinárias para garantir o julgamento de todas as prestações de contas.

Concentração de esforços

A concentração dos esforços dos magistrados do TRE para julgamento da prestação de contas dos eleitos se dá pelo o que prevê a legislação eleitoral. Para ser diplomado, o eleito precisar ter suas contas analisadas e julgadas pela Justiça Eleitoral.

Terão as contas de campanha julgadas o governador reeleito Carlos Brandão (PSB) e o vice, Felipe Camarão (PT). Também a prestação de contas de Flávio Dino (PSB), senador eleito e seus dois suplentes. 

Os 18 deputados federais eleitos e seus suplentes e ainda 42 deputados estaduais eleitos e seus suplentes.

Calendário de sessões do TRE/MA:

- 1 de dezembro às 15h e 18h;

- 2 de dezembro às 9h;

- 3 de dezembro às 10h;

- 5 de dezembro às 9h;

- 6 de dezembro às 9h;

- 7 de dezembro às 15h e 18h;

- 8 de dezembro às 9h e 15h;

- 11 de dezembro às 10h;

- 12 de dezembro às 9h e às 15h;

- 13 de dezembro às 9h;

- 14 de dezembro às 15h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.