Sesc 75 anos

Sesc lança fotolivro que conta a história da instituição ao longo dos últimos 75 anos de atuação no Maranhão

Assinado pela jornalista Selma Figueiredo, o fotolivro reúne em 123 páginas, memórias fotográficas desde a fundação do Sesc Maranhão.

Publipost / Sesc-MA

Atualizada em 30/11/2022 às 17h20
Livro foi lançado na noite dessa terça-feira (29).
Livro foi lançado na noite dessa terça-feira (29). (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – Como parte das comemorações alusivas aos 75 anos de atividade do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Maranhão, a instituição lançou, em cerimônia realizada na noite dessa terça-feira (29), em São Luís, o fotolivro ‘Histórias, memórias, reconhecimento e (con)vivênias. A publicação narra a história da entidade e de pessoas que tiveram suas vidas entrelaçadas nessas mais de sete décadas de atuação do Sesc em benefício dos comerciários e de toda a população maranhense.

Assinado pela jornalista Selma Figueiredo, o fotolivro reúne em 123 páginas, memórias fotográficas desde a fundação do Sesc Maranhão, em 1947, e as transformações ocorridas ao longo do tempo, com destaque para o caráter social e humano da instituição que ao longo das últimas décadas promove, eleva e valoriza educadores, manifestações artísticas, auxilia em políticas públicas educacionais e de saúde, além de contribuir para melhoria dos índices no Estado com responsabilidade e compromisso.

A cerimônia de lançamento do livro, realizada na cobertura do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac – Edifício Francisco Guimarães e Souza, contou com a presença de diretores e ex-diretores do Sesc, colaboradores da instituição e autoridades locais. De acordo com o presidente Fecomércio-MA, a finalidade do Sesc é levar educação, saúde, lazer, cultura e assistência em especial aos comerciários e seus dependentes.

“O Sesc é uma grande família, e nós sabemos o quanto a nossa instituição é importante para o Brasil e, principalmente, para os comerciários. Diariamente, milhares de ações do Sesc são levadas ao povo de São Luís e de cidades do interior, nas áreas de educação, saúde e lazer. Brevemente nós inauguraremos a unidade do Sesc em Imperatriz com mais de 10 mil m², que é um desejo do povo da região tocantina. Brevemente, nós vamos abrir unidades do Sesc e Senac no bairro da Cohab, em São Luís”, afirmou Maurício Feijó, durante o lançamento do fotolivro.

Uma das histórias mais inspiradoras ao longo dos 75 anos do Sesc Maranhão, e contada nas páginas do livro, é a da atual diretora regional da instituição, Rutineia Monteiro. Ela, que iniciou sua jornada profissional no Sesc no fim da década de 1980, já passou por vários departamentos da entidade e conta da importância da instituição e do poder transformador que o Sesc tem na vida das pessoas.

O Sesc é uma instituição pujante, vibrante e grande, pois é feita de pessoas para pessoa, nos ajuda a nos transformar a nós mesmos - sou exemplo disso - e é com grande satisfação que nós entregamos as nossas páginas para que todos nós possamos juntos continuar construindo narrativas tão vibrantes, grandes e importantes na história do povo maranhense e do povo brasileiro", conta Rutineia Monteiro.

Sesc Maranhão 75 anos

O Sesc comemorou no dia 20 de novembro, 75 anos de trabalho social. Criado como uma entidade de direito privado, um serviço social autônomo sem fins lucrativos, o Sesc promove a qualidade de vida dos comerciários, seus dependentes e comunidade. 

O trabalho do Sesc é referência no país em programas de combate à fome, de incentivo à cultura, de atenção a pessoas na terceira idade, de inclusão digital e de educação, entre tantos outros. As ações da instituição se destacam pela abrangência, favorecendo crianças, jovens, adultos e idosos.

Ao longo do mês, o Sesc realizou uma série de programações em comemoração aos 75 anos da instituição no Maranhão, como o Prêmio Imprensa Sesc, o Passeio Ciclístico, show e ações na praça Maria Aragão e sessões solenes na Câmara Municipal de São Luís e Assembleia Legislativa do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.