Resumo

Brasil bate Sérvia, PM preso suspeito de latrocínio e outros destaques nesta semana; veja

Saiba quais foram os principais assuntos da última semana, de 20 a 26 de novembro.

Imirante.com

- Atualizada em 27/11/2022 às 10h46

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 20 a 26 de novembro.

Domingo (20)

Foi aberta oficialmente no domingo (20) a 22ª edição da Copa do Mundo. Com grande expectativa, o Catar mostrou em solenidade ao mundo os conceitos de igualdade, respeito aos povos, com o luxo que se imaginava do evento.

Com cerimônia suntuosa, o Catar mostrou ao mundo elementos de igualdade e respeito aos povos. Foto: Divulgação/Fifa.
Com cerimônia suntuosa, o Catar mostrou ao mundo elementos de igualdade e respeito aos povos. Foto: Divulgação/Fifa.

Na abertura, além de referência às bandeiras dos países participantes, o Catar por meio do comitê local organizador, mesclou tecnologia, elementos visuais e simplicidade, ao demonstrar os principais elementos da cultura catari ao mundo.

Já com a bola rolando, após a derrota registrada no Estádio Al Bayt para o Equador por 2 a 0, a seleção do Catar se tornou a primeira anfitriã na história de uma Copa do Mundo a perder uma estreia.

Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a análise da ação que questiona a prisão especial por quem tem curso superior. O ministro Dias Toffoli pediu vista e paralisou o andamento do processo.

Uma notícia abalou o mundo. Morreu no domingo (20) o ator Jason David Frank, o eterno Power Ranger Verde clássico da primeira temporada da série americana de Super Sentai que fazia releituras de seriados do gênero originais do Japão. O ator faleceu com 49 anos e a informação foi confirmada por seus representantes. 

Segunda-feira (21)

Um balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na segunda-feira (21) apontou que havia 11 interdições e sete bloqueios em rodovias federais de dois Estados. Os atos estão sendo realizados em Uberlândia (MG) e em Mato Grosso, nos municípios de Confresa, Lucas do Rio Verde, Sinop, Campo Novo dos Parecis, Sapezal e Campos de Júlio. 

Os protestos foram realizados após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinar o bloqueio das contas bancárias de 43 pessoas e de empresas suspeitas de financiar atos antidemocráticos que tentam anular o resultado da eleição presidencial de outubro.

Outro assunto de destaque foi que a Justiça Federal do Maranhão, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), determinou o bloqueio de R$ 688 mil do Fundo Municipal de Saúde (FMS) do município de Mata Roma. A verba foi bloqueada pela Justiça devido a inserção de dados falsos no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) em relação aos procedimentos de reabilitação de paciente pós-covid, no período de janeiro a maio de 2022.

Mata Roma é um dos 46 municípios maranhenses investigados pelo MPF com indícios de recebimento de maneira fraudulenta de repasses federais oriundos de emendas parlamentares, o que resultou, até o momento, na requisição de instauração de 28 inquéritos policiais. 

Ainda na segunda-feira, Ivo Rezende (PSB), prefeito de São Mateus, recebeu 184 votos na eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Ele não teve concorrente e foi aclamado presidente da entidade.

Também no começo da semana, a cidade de São Luís anunciou o início da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 2 anos de idade com comorbidades.

Vacina Pfizer Baby, usada na imunização de menores de 3 anos. Foto: Adilson Silveira/Divulgação.
Vacina Pfizer Baby, usada na imunização de menores de 3 anos. Foto: Adilson Silveira/Divulgação.

Terça-feira (22)

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, utilizou seus perfis nas redes sociais para anunciar, na noite da última terça-feira (22), a filiação ao Partido Social Democrático (PSD). Braide estava sem partido desde março, quando deixou o Podemos.

No mundo pop, a cantora Anitta foi anunciada, na terça, como a primeira atração da ‘Farofa da Gkay’, o evento é uma comemoração ao aniversário da influenciadora e humorista Gkay. 

E uma notícia que entristeceu o Brasil na terça-feira, foi a morte do cantor e compositor Erasmo Carlos, aos 81 anos. O artista tinha sido internado às pressas na manhã de segunda-feira (21), no Hospital Barra d'Or, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 

A esposa do cantor, Fernanda Passos, estava ao lado de Erasmo na hora da morte. O artista vinha tratando há alguns meses uma síndrome edemigênica, que acontece quando há excesso de líquido preso nos tecidos do corpo. Esta síndrome pode ser provocada pelo mau funcionamento dos rins, fígado ou coração.

Quarta-feira (23)

A mãe e o padrasto de duas jovens, de 18 e 26 anos, foram presos na quarta-feira (23), no município de Caxias, suspeitos de violência sexual contra elas.

De acordo com as investigações, o padrasto, de 52 anos, cometia o ato criminoso com a ajuda da esposa, de 42. Enquanto a mãe segurava as garotas, o padrasto praticava os abusos, segundo a polícia apurou.

Alexandre de Moraes, presidente do TSE. Foto: Alejandro Zambrana/TSE).
Alexandre de Moraes, presidente do TSE. Foto: Alejandro Zambrana/TSE).

No cenário político, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, rejeitou, na noite de quarta, o relatório de auditoria em que o Partido Liberal (PL) pede, sem indicar provas de fraude, a anulação de votos do segundo turno das Eleições 2022 e aplicou uma multa de R$ 22,9 milhões para os partidos que integraram a coligação Pelo Bem do Brasil, que apoiou a candidatura derrotada do presidente Jair Bolsonaro à reeleição.

Dois homens foram presos, na quarta, suspeitos de envolvimento no roubo a residência de um casal de jornalistas, situada no bairro Araçagi, na Grande São Luís. Um dos investigados foi preso por participação direta no crime, enquanto o outro por receptação dos bens roubados do imóvel. De acordo com a Polícia Civil, o roubo aconteceu no dia 3 de outubro deste ano.

Quinta-feira (24)

O destaque da última quinta-feira e da semana foi a super estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022. O Brasil começou com vitória no Catar. Jogando no Estádio Lusail, o time do técnico Tite bateu a Sérvia por 2 a 0 com dois gols de Richarlison, conhecido nas redes sociais como o “Pombo”, pela irreverente comemoração após os gols. Com o resultado, o Brasil está na liderança do grupo e decidirá vaga para a próxima fase na segunda-feira (28) às 13h contra a Suíça. 

Richarlison marcou um golaço na vitória do Brasil sobre a Sérvia. Foto: Lucas Figueiredo/CBF.
Richarlison marcou um golaço na vitória do Brasil sobre a Sérvia. Foto: Lucas Figueiredo/CBF.

Torcedores do Brasil em São Luís se reuniram em vários pontos para ver a estreia brasileira na Copa diante da Sérvia nesta quinta-feira (24). Seja em residências ou em ruas de bairros populares, foi possível ver as cores em especial verde e amarela espalhadas pela cidade.

O craque Neymar foi substituído no segundo tempo após sentir o tornozelo e causou preocupação. O médico da equipe, Rodrigo Lasmar, falou à imprensa em coletiva sobre a lesão e que o levou jogador deixar a partida contra a Sérvia no segundo tempo.

“O Neymar teve uma entorse no tornozelo direito, um trauma direto quando o joelho do adversário fez um movimento causando a entorse. O Neymar apresentou um pouco de inchaço. Iniciamos o tratamento com gelo no banco e ele seguiu agora o tratamento na fisioterapia. Não existe nenhum exame de imagem marcado. Se existir necessidade, faremos. Porém, isso será decidido após a avaliação dele amanhã. A expectativa é de observação e qualquer coisa que falemos de evolução é prematura. Não temos nenhuma resposta. É importante aguardar”, declarou o médico.

Sexta-feira (25)

Diomar Guterres Filho, de 32 anos era estudante de odontologia e professor. Foto: Arquivo.
Diomar Guterres Filho, de 32 anos era estudante de odontologia e professor. Foto: Arquivo.

Foi preso na última sexta-feira (25), um soldado da Polícia Militar (PM), identificado como Emanuel Vasconcelos da Silva, de 32 anos, suspeito de matar o professor e estudante de odontologia Diomar Guterres Filho, que foi vítima de latrocínio, no dia 8 de novembro deste ano, no bairro da Areinha, em São Luís.

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o militar é lotado no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e foi preso por investigadores da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP) na própria residência no bairro Anil, na capital, em cumprimento a um mandado de prisão temporária.

Diomar Guterres foi encontrado morto por um disparo de arma de fogo na região da cabeça, em um terreno abandonado, na rua 46, no bairro da Areinha. Como o veículo e o aparelho de celular do professor foram roubados, o crime foi caracterizado como latrocínio (roubo seguido de morte).

Também na sexta, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de dezembro para as contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo oitavo mês seguido.

Um foragido da Justiça, identificado Paulo César da Silva Viana, de 29 anos, foi preso pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) suspeito de forjar a própria morte para tentar se livrar da Justiça. A prisão se deu em uma barreira da PMMA perto de Vitorino Freire.

Desde sexta (25), o uso de máscaras de proteção facial voltou a ser obrigatório em aviões, aeroportos, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área dos terminais. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início desta semana, visando a reduzir o risco de contágio de Covid-19, diante do aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas.

Sábado (26)

Pacientes estão denunciando a falta de um medicamento essencial para o tratamento do câncer no Maranhão. Um dos remédios, o Perjeta, está em falta no Estado há mais de seis meses no Hospital do Câncer, em São Luís.

De acordo com a administradora Catarina Melo, o tratamento da mãe vem sendo prejudicado por causa da ausência do medicamento. "Minha mãe precisa tomar esse medicamento a cada 21 dias e são dois bloqueadores contra o câncer que ela toma na quimioterapia, que é o Herceptin e o Perjeta. O Perjeta está em falta no Estado há mais de seis meses. O câncer não espera. Não tem como esperar", explica Catarina.

Para continuar o tratamento da mãe, a família de Catarina chegou a comprar três doses do medicamento, que custa R$ 21 mil a unidade, mas acabou não conseguindo adquirir mais doses do fármaco por causa do alto preço. Segundo Catarina, a Justiça foi acionada para garantir a quimioterapia na rede pública, mas não houve resultado.

A Secretaria de Saúde do Maranhão respondeu que o Herceptin está disponível e que as doses já foram encaminhadas às unidades de oncologia, mas que o remédio Perjeta ainda está em falta. A previsão é de que o Ministério da Saúde faça o repasse da medicação na primeira quinzena de dezembro. 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que, para o ano que vem, a estimativa é de mais 1060 novos casos de câncer de mama só no Maranhão.

De olho na Copa: Neymar postou uma foto de seu tornozelo direito bastante inchado nesse sábado, pouco menos de 24h após a lesão ligamentar sofrida na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, contra a Sérvia, no Lusail Stadium.

Tratando em três períodos, como Casemiro relatou em entrevista coletiva, Neymar está descartado dos dois jogos restantes da Seleção Brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo, contra Suíça e Camarões. Caso o time comandado pelo técnico Tite avance às oitavas de final, a presença do camisa 10 poderá ser considerada, dependendo de sua evolução, é claro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.