Imbróglio

Vamos reconvocar os secretários, diz vereador

Marquinhos Silva, autor do primeiro requerimento que convocou quatro secretários da gestão de Eduardo Braide, vai apresentar novo requerimento para reconvocar os gestores.

Carla Lima/Ipolítica

Marquinhos Siulva vai apresentar novo requerimento para reconvocar os secretários de Eduardo Braide
Marquinhos Siulva vai apresentar novo requerimento para reconvocar os secretários de Eduardo Braide (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - O vereador Marquinhos Silva (União) disse ao Imirante que na segunda-feira, 28, vai apresentar novo requerimento na Câmara Municipal de São Luís para reconvocar os sercretários municipais Enéas Fernandes (Governo), José Azzollini (Fazenda), Simão Cirineu (Planejamento) e Joel Nunes (Saúde) para prestar esclarecimento sobre a liberação de emendas parlamentares impositivas.

Os secretário do prefeito Eduardo Braide (PSD) foram convocados esta semana após os vereadores derrubarem 17 vetos de uma vez só do Poder Executivo. 

Os parlamentares reclamam do não pagamento de emendas impositivas e, por isso, convocaram os secretários para que explições sejam dadas. “Precisamos saber o motivo para o prefeito não pagar as emendas que são impositivas”, diz Marquinhos.

A sessão de convocação deveria ter acontecido na quinta-feira, 24, no entanto, os secretários justificaram falta de informação sobre o ano do exercício financeiro das emendas, por exemplo. Com isto, eles pediram esclarecimentos e nova data para outra sessão.

Os vereadores discursaram e reclamaram da ausência dos secretários. Mas como a lei orgânica prevê o direito de uma ausência dos secretários que não atenderam a convocação do parlamento, Marquinhos Silva, autor do primeiro requerimento de convocação, disse que vai apresentar um novo requerimento reconvocando os secretários.

“Se não comparecerem de novo, vamos buscar o que prevê a lei e eles poderão comenter improbidade adinistrativa”, disse o vereador do União Brasil.

Silva disse ainda que vai encaminhar ao Poder Executivo todos os dados que os secretários solicitaram.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.