Trabalhos

Senado terá esforço concentrado no fim de novembro para votar embaixadores

Sessões ocorrerão no fim do mês, na Comissão de Relações Exteriores.

Agência Senado

Votações ocorrerão na Comissão de Relações Exteriores
Votações ocorrerão na Comissão de Relações Exteriores (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

BRASÍLIA - O Senado fará esforço concentrado de votações nos dias 22 e 23 novembro, terça e quarta-feira. Os principais itens previstos são nomeações de embaixadores que ainda aguardam análise da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e do Plenário. São 15 indicações pendentes. Outras matérias, como projetos de lei, também podem entrar na pauta.

Entre as nomeações que podem ser votadas está a do novo embaixador do Brasil na Argentina (MSF 67/2022). O indicado é Hélio Vitor Ramos Filho, que atualmente é o embaixador na Itália. Ele já teria substituto: também está na fila a indicação de Fernando Simas Magalhães, atual secretário-geral de Relações Exteriores (o “número 2” do Itamaraty), para a missão diplomática em Roma (MSF 69/2022).

As nomeações também incluem postos de representação do Brasil junto a organismos internacionais. É o caso, por exemplo, da indicação de Carla Barroso Carneiro para representar o Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) (MSF 64/2022). Ela tem experiência como assessora internacional de diversos ministérios, como a Casa Civil, Educação, Cidadania e Desenvolvimento Regional.

12 das 15 indicações pendentes de análise chegaram a ser pautadas para votação na CRE em outubro e novamente no início de novembro, mas as reuniões foram canceladas. A Comissão passou por duas trocas de comando neste semestre. A senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente eleita em 2021, se licenciou e precisou ser substituída. A escolhida foi Margareth Buzetti (PP-MT), mas ela exercia o mandato como suplente e já foi substituída pelo titular, Carlos Fávaro (PSD-MT). A CRE tem nova eleição marcada para a próxima quinta-feira (10). O presidente escolhido vai conduzir a análise das indicações no esforço concentrado.

Líderes - O colégio de líderes do Senado vai se reunir na próxima segunda-feira (7), a partir das 10h30 da manhã, para decidir sobre as votações da semana. A reunião será remota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.