PROJETO VAI TURISMO

Trade turístico maranhense entrega propostas ao governador

Cerimônia simbolizou a união de forças das entidades em um pacto para desenvolver o turismo no estado.

Imirante.com

Representantes do trade turístico do estado entregaram documento ao governador Carlos Brandão
Representantes do trade turístico do estado entregaram documento ao governador Carlos Brandão (Divulgação)

SÃO LUÍS - As entidades de representação do trade turístico do estado, entre elas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), receberam o governador Carlos Brandão em encontro para discutir demandas e entregar as propostas e recomendações de políticas para o segmento.

A cerimônia, que simbolizou a união de forças em um pacto para desenvolver o turismo e homenagear o Governo do Estado pelos investimentos ao setor realizados na atual gestão, foi realizada na noite desta segunda-feira (19), no auditório do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, em São Luís.

Durante o evento, o governador Carlos Brandão recebeu o documento com as recomendações consolidadas pelo Projeto ‘Vai Turismo – Rumo ao Brasil’. A iniciativa é uma idealização da Confederação Nacional do Comércio (CNC) com apoio das Federações, que congregou propostas e conectou instituições, por meio de grande consulta envolvendo os principais atores do trade turístico, para recomendar políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros, de forma regionalizada.

No documento entregue em mãos pelo presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, o turismo maranhense é posto como vetor de desenvolvimento socioeconômico a partir da adoção de estratégias, políticas e ações de curto prazo, elencadas nos eixos prioritários de Governança, Tecnologia, Inovação, Acesso e Acessibilidade.

Portfólio

Integram o portifólio do ‘Vai Turismo – Maranhão’ proposições como a atualização da legislação urbanística, especificamente de incentivo ao turismo; modelo de gestão para implementação das ações promocionais do destino; aprimoramento de plataforma digital com linguagem acessível que concentre dados do setor de turismo; capacitação de lideranças comunitárias para que possam participar dos processos de implementação de ações de sustentabilidade; realização de oficinas de benchmarking, observando o comportamento da cadeia com essa tecnologia, entre outras.

Reforçando o debate de iniciativas que promovam a sustentabilidade do trade turístico, o presidente Maurício Feijó ressaltou a importância do projeto. “Por meio do ‘Vai Turismo’, a Fecomércio realizou diversas reuniões ao longo do ano com entidades do setor, para diagnosticar o cenário atual e consolidar o documento de propostas, com a finalidade de estreitar a relação junto ao Governo do Estado e articular parcerias com foco no desenvolvimento das políticas públicas”, pontou.

Além da Fecomércio, marcaram presença no encontro as Associações de Indústria de Hotéis (ABIH-MA), de Jornalistas de Turismo (Abrajet-MA), de Bares e Restaurantes da Litorânea (Aslit), do Comércio (ACM-MA), de Agências de Viagem (Abav-MA), de Bares e Restaurantes (Abrasel), Conselho Municipal de Turismo de São Luís (Comtur), Sindicatos de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), das Empresas de Turismo (Sindetur-MA), de Hotéis (Sindehotéis) e Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).

 

Homenagem

A noite de diálogo com os dirigentes das entidades foi encerrada com a entrega de uma placa de condecoração ao governador Carlos Brandão, em reconhecimento aos avanços promovidos nos últimos anos, valorizando o potencial turístico do estado.

“Receber essa homenagem é motivo de muito orgulho neste pouco tempo à frente do Governo do Estado. Estes são os frutos dos nossos esforços para promover grandes eventos como o São João e Expoema, além da ampliação de investimentos em infraestrutura, promoção de destinos e muitas outras ações para fortalecer este segmento no Maranhão. Nosso governo é parceiro das entidades do trade turístico e reconhecemos a sua importância para a economia, uma vez que o setor é um grande vetor de geração de emprego e renda no nosso estado”, finalizou Carlos Brandão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.