Publipost

Excelência na gestão humanizada e números expressivos de atendimentos aos usuários do Funben marcam o 1º ano de funcionamento do Hospital dos Servidores Estaduais

Solenidade do aniversário de inauguração foi realizada na última terça-feira (5).

Publipost

O Dir. Geral HSE / HSLZ Plínio Túzzolo; Sec. Adjunto Joabson Jr. (SEGEP); Paulo Braid, Pres. do Conselho do Grupo Mercúrio / HSLZ; Defensor Público Idevalter Nunes e Vinícius Braid, Conselheiro do Grupo Mercúrio e Dir. Lab. Lacmar. (Foto: Divulgação)
O Dir. Geral HSE / HSLZ Plínio Túzzolo; Sec. Adjunto Joabson Jr. (SEGEP); Paulo Braid, Pres. do Conselho do Grupo Mercúrio / HSLZ; Defensor Público Idevalter Nunes e Vinícius Braid, Conselheiro do Grupo Mercúrio e Dir. Lab. Lacmar. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Há exatamente um ano, o Governo do Estado inaugurava o HSE / Hospital dos Servidores, um equipamento de ponta em todos os aspectos, com um total de 12 mil 650 metros quadrados de área construída no Renascença II (atrás do Hospital Carlos Macieira); voltado para a assistência exclusiva aos servidores estaduais contribuintes do FUNBEN, fundo gerenciado pela SEGEP.

Uma solenidade festiva no último dia 05 de setembro marcou esse primeiro aniversário do HSE / Hospital dos Servidores Estaduais. O evento reuniu colaboradores e Diretores do HSE/HSLZ; Conselheiros do Grupo Mercúrio; o Sec. Adjunto da SEGEP /  Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores Joabson Jr., que representou o Sec. Pedro Chagas e o Gov. Carlos Brandão; além de autoridades como o Cel. Bayma e o Cel. Odilon (PMMA); o Sup. da Vigilância Sanitária Estadual Edmilson Diniz e o Defensor Público Idevalter Nunes. A solenidade teve como anfitrião o Diretor Geral do HSE / HSLZ Plínio Tuzzolo, e contou com as presenças do Pres. do Grupo Mercúrio Paulo Braid e dos Conselheiros Vinícius Braid, que também é Diretor do Lab. Lacmar, e Patrícia Vasconcelos.

Um coral afinado formado por colaboradores deu as boas-vindas aos convidados, que também foram brindados com uma apresentação da Banda da PMMA; um pocket show do cantor Fernando de Carvalho e um louvor na voz da técnica de enfermagem Letícia Almeida, cantora revelada nas ações de humanização do HSE / HSLZ. Na sessão de homenagens, Antonio Silva, funcionário da manutenção e um dos mais antigos colaboradores foi agraciado com uma placa, representando todo o time de colaboradores.   

O Pres. Grupo Mercúrio Paulo Braid visitando o memorial de fotos do 1º ano do HSE. (Foto: Divulgação)
O Pres. Grupo Mercúrio Paulo Braid visitando o memorial de fotos do 1º ano do HSE. (Foto: Divulgação)

Vale destacar que a gestão do HSE é feita pelo renomado time de gestores do HSLZ (Grupo Mercúrio), tendo o administrador hospitalar Plínio Valério Tuzzolo como Diretor Geral; a Dra. Sílvia Mochel como Diretora Clínica, o administrador Édem Lúcio Nicolau como Dir. Administrativo e a enfermeira Beatriz Rosa como Dir. de Enfermagem; além de Nalva Rodrigues como Coord. do CADH (unidades de exames), e a parceria do Laboratório LACMAR na realização das análises clínicas completando a rede de assistência aos usuários do FUNBEN.

O HSE tem como diferencial a gestão com foco nas pessoas, tendo como prioridade a oferta de um atendimento humanizado em todas as áreas e etapas da assistência prestada. Um grupo multidisciplinar de colaboradores se dedica à promoção contínua de ações de humanização, integrando familiares e pacientes às equipes médicas e assistenciais, durante todas as etapas de atendimento do paciente no HSE, da entrada no HSE à alta e posterior acompanhamento, quando necessário.

Reunidos no bolo de 1 ano do HSE: Beatriz Rosa, Edmilson Diniz, Dr. Aminadabe Sousa, Cel. Bayma, Sec. Adjunto Joabson Jr. (SEGEP), Defensor Público Idevalter Nunes, Plínio Túzzolo, Paulo Braid, Patrícia Vasconcelos, Vinícius Braid e Édem Lúcio Nicolau. (Foto: Divulgação)
Reunidos no bolo de 1 ano do HSE: Beatriz Rosa, Edmilson Diniz, Dr. Aminadabe Sousa, Cel. Bayma, Sec. Adjunto Joabson Jr. (SEGEP), Defensor Público Idevalter Nunes, Plínio Túzzolo, Paulo Braid, Patrícia Vasconcelos, Vinícius Braid e Édem Lúcio Nicolau. (Foto: Divulgação)

Além da excelência de atendimento, os números desse primeiro ano de funcionamento do HSE / HSLZ são expressivos e foram apresentados pelo Dir. Adm. Édem Lúcio Nicolau. Ele reportou, no período de setembro de 2021 a setembro de 2022, um total de 70.466 consultas de pronto socorro; 284.662 consultas ambulatoriais; 4.887 internações hospitalares; 3.648 cirurgias hospitalares e 5.289 cirurgias de oftalmologia / processos cirúrgicos ambulatoriais. E mais, 1.847.284 serviços de diagnósticos e tratamento (exames) e 2.216.236 atendimentos gerais. Atualmente, o FUNBEN conta com cerca de 94 mil vidas, e se fosse um plano de saúde, seria o maior em quantidade de usuários no Maranhão.

Para o Dir. Geral do HSE/HSLZ Plínio Túzzolo não há segredo de sucesso, mas muita dedicação de uma enorme equipe multidisciplinar.

“União, amor pela pátria e pelas pessoas, essa é a receita empregada há 11 anos pelo time do HSLZ e há um ano no HSE. Esses ingredientes não faltam aqui e nos fazem superar as dificuldades cotidianas. E mesmo em momento mais críticos, como a recente pandemia do Covid19, nosso time foi bravo, inovou em práticas e protocolos, e saímos vitoriosos, com muitas vidas salvas e sem perdermos nenhum profissional” ressaltou emocionado.

O Diretor fez questão mostrar em um vídeo, os diversos momentos importantes e ações de humanização que acontecerem nos últimos 365 dias no HSE.  E mais que quantidade, há de se destacar a qualidade. O saldo final desse trabalho de excelência é o alto grau de satisfação dos usuários, contando com a aprovação dos servidores que fazem uso, e que espontaneamente elogiam a gestão do HSE/HSLZ, a exemplo do Sec. Adjunto da SEGEP, Joabson Jr., que lembrou emocionado do tratamento de sua mãe:

“Eu nem imaginava que um dia integraria o quadro da SEGEP. Mas quando minha mãe sofreu um AVC hemorrágico há alguns anos, ela foi muito bem tratada no HSLZ, e sempre seremos gratos à assistência de qualidade que ela recebeu. Hoje, aqui representando o Sec. da SEGEP Pedro Chagas nessa solenidade, destaco que o HSE é um marco histórico e uma conquista para todos os servidores estaduais, usuários do FUNBEN. Os servidores sempre buscaram essa melhoria, e hoje podem contar com um hospital de referência, e que oferece a alta qualidade que todos merecemos” destacou ele.

Outro depoimento emocionado foi do Cel. Odilon, Cirurgião-Dentista da PMMA: “Um policial colega nosso sofreu um traumatismo de face e foi operado aqui no HSE na sexta - feira passada. Ele veio de Imperatriz para essa cirurgia complexa, que durou cerca de 9 hora e foi um sucesso. Ele já está se recuperando e a Polícia Militar agradece ao Governo do Estado, à equipe do cirurgião Dr. Ciro e a todos do HSE” disse ele.  

O Defensor Público Idevalter Nunes fez um apelo à SEGEP, “que não atrase os repasses ao HSE / HSLZ. Esse recurso sai do bolso de cada servidor contribuinte, que merece receber esse atendimento de qualidade e ter a continuidade desse serviço de excelência” disse ele.

O Pres. do Grupo Mercúrio Paulo Braid encerrou a solenidade reafirmando o empenho de seu grupo de empresas, que existe há 50 anos e cuja missão é deixar uma marca de excelência nos diversos serviços de saúde nos quais atua, a exemplo do HSE / HSLZ.

“Não medimos esforços para oferecer uma assistência cada vez melhor, e temos o Governo do Estado do Maranhão como nosso grande parceiro nessa causa de devolver às famílias seus entes queridos, com a saúde restabelecida. Eu agradeço a cada um dos nossos colaboradores, que são verdadeiros heróis nessa missão diária de salvar vidas. Parabéns e vida longa à parceria do Grupo Mercúrio / HSLZ e HSE” declarou Paulo Braid.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.