FOPEMA

Fórum debate ações em benefício dos empreendedores maranhenses

Encontros dos comitês temáticos do fórum foram realizados de forma virtual e debateram ações conjuntas.

Imirante.com

Secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa da Seinc, Luzia Rezende, durante a reunião do Fopema
Secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa da Seinc, Luzia Rezende, durante a reunião do Fopema (Divulgação)

SÃO LUÍS - Ações em benefício direto que podem ser implantadas e direcionadas aos empreendedores, como o acesso desburocratizado às linhas de crédito, informações sobre regularização fundiária, inserção de mais micro e pequenas empresas no Portal de Compras do Governo do Estado, entre outros assuntos, integraram a pauta de reuniões do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Maranhão (Fopema) deste mês. 

Os encontros dos comitês temáticos do fórum foram realizados de forma virtual e debateram ações conjuntas, voltadas para projetar e fortalecer micro e pequenas empresas.

Criar oportunidades e alternativas para os empreendedores foi um dos pontos focais das reuniões, segundo aponta a secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Luzia Rezende.

“É importante manter o contato e o diálogo constantes pensando sempre em melhorar a vida do empreendedor, e esse trabalho conjunto é de suma importância porque resulta em alinhamento de ideias e de ações. Entendemos o quanto o empreendedor maranhense tem sofrido nos últimos anos, por isso, aproximar o poder público e privado da classe empreendedora neste momento é essencial para dar suporte e estimular a confiança”, destaca a secretária.

Fopema

O Fopema foi criado pela Lei Estadual nº 11.334, de 27 de agosto de 2020, em consonância com a Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e a Lei Estadual nº 9.529, de 23 de dezembro de 2011, e consiste, basicamente, em um ambiente aberto de discussões e proposição de ações para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas no Maranhão.

Além da Seinc, integram o Fopema o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA); Banco do Brasil; Caixa Econômica; Banco do Nordeste; Banco da Amazônia; além da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Junta Comercial do Maranhão (Jucema) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.