Reconhecimento

Professora da UFMA recebe premiação internacional devido à sua atuação no combate ao coronavírus

A doutora Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco é professora do Departamento de Patologia da UFMA.

Imirante.com, com informações da UFMA

Atualizada em 21/06/2022 às 15h53
Desde o início da pandemia, a médica infectologista se dedica na divulgação de informações confiáveis e na educação da população.
Desde o início da pandemia, a médica infectologista se dedica na divulgação de informações confiáveis e na educação da população. (Foto: Divulgação / UFMA)

SÃO LUÍS - A professora Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco, do Departamento de Patologia do Câmpus São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), recebeu, no último dia 31 de maio, o Prêmio Mulan, no Brics Women’s Innovation Competition Award (em tradução livre, Concurso de Inovação para Mulheres do Brics). Em sua segunda edição, a premiação é realizada com o objetivo de destacar a atuação feminina na promoção do bem-estar e do desenvolvimento econômico nos países integrantes do Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Este ano, a cerimônia foi realizada de forma remota e presencial em Pequim, capital da China. Segundo dados divulgados pela Embaixada da China, participaram 449 mulheres dos cinco países que fazem parte do Brics. Do Brasil, quatro pesquisadoras foram premiadas e entre elas, a professora Maria dos Remédios. “Soube que as inscrições estavam abertas para o Brics Women Innovation Award, com uma categoria especial para projetos de combate à covid-19. Eu me inscrevi, então, relatando o que eu tinha feito durante a pandemia de covid-19 como médica infectologista, pesquisadora e professora da UFMA”, explicou.

Desde o início da pandemia, a médica infectologista se dedica na divulgação de informações confiáveis e na educação da população, tanto na televisão, quanto na rádio, na internet e em comunidades locais. Na TV e no rádio, Maria dos Remédios concedeu entrevistas e participou de debates. Na internet, ela participou de lives e criou um canal no YouTube, um perfil no Instagram e um website com informações sobre pesquisas, protocolos médicos e dicas de prevenção. Nas comunidades locais, a professora esteve com quebradeiras de coco babaçu.

Para ela, participar de um evento dessa magnitude é gratificante por ser reconhecida como alguém que se destacou no combate à pandemia no Brasil, visto que apenas um projeto de cada país foi escolhido nessa categoria. Na visão dela, chegar até a premiação e ser reconhecida envolveu bastante esforço e entusiamo, porém foi necessário. “Essa vitória representa o reconhecimento do meu papel como mulher, médica infectologista, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão”, afirmou.

Como forma de reconhecimento, as vencedoras foram convidadas a visitar a China como oportunidade de networking, capacitação e intercâmbio cultural.

Saiba mais

Em 2020 e 2021, Maria dos Remédios foi homenageada pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) com o “Reconhecimento do empenho e compromisso com a luta em defesa da vida contra a pandemia da covid-19” sobre sua luta na defesa dos direitos humanos e da vida. Também devido ao seu desempenho, em 2021, a Fundação Lemman a homenageou na Campanha “Toda mulher é uma potência”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.