Doação de Sangue

Com estoque em situação crítica, Hemomar incentiva doações de sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado nessa terça-feira (14).

Imirante, com informações da SES

As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira.
As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira. (Foto: Divulgação / SES)

SÃO LUÍS - O estoque de bolsas de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) está em situação crítica. De janeiro a maio deste ano foram coletadas 17.025 bolsas, o equivalente a 140 bolsas por dia. “O ideal seria coletarmos entre 250 e 300 bolsas por dia”, explica a diretora-geral, Clícia Galvão. 

Critérios para a doação

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios. 

As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h, na sede da instituição. Informações e agendamentos pelo WhatsApp: (98) 99232-8496.

O Hemomar celebrou, nessa terça-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue, oferecendo aos doadores lanches típicos do período como mingau e bolo de milho. A proposta do equipamento, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), é sensibilizar e incentivar a sociedade para a doação de sangue, considerando o baixo estoque da unidade. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.