ANIVERSÁRIO

Senai já registrou mais 700 mil matrículas em 69 anos de existência no Maranhão

Instituição do Sistema Fiema iniciou em 1953 sua trajetória na qualificação de mão de obra para a indústria.

Imirante.com

Sete em cada 10 ex-alunos de cursos técnicos do Senai estão empregados um ano após a conclusão
Sete em cada 10 ex-alunos de cursos técnicos do Senai estão empregados um ano após a conclusão (Divulgação)

SÃO LUÍS - Mais de 700 mil matrículas, em cursos da iniciação profissional a técnicos, presenciais e a distância, foram realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) em 69 anos de existência, sendo referência nacional e maior parceiro da indústria maranhense. 

A instituição, criada em 1953 para qualificar mão de obra, evoluiu com o setor industrial, tornando-se referência em educação profissional e tecnológica e inovação. Nesta data, o Senai-MA iniciava sua missão de formar e aperfeiçoar profissionais para o setor industrial, atendendo à indústria maranhense por meio da educação profissional e de serviços técnicos e tecnológicos. 

Em quase sete décadas, a rede de centros de educação espalhados pelo Maranhão cresceu o número de unidades, ampliou o portfólio de cursos e serviços para mais áreas industriais e alcançou um nível de excelência, da infraestrutura ao corpo técnico. 

“É nosso papel estar na dianteira dos acontecimentos, promovendo pesquisas e a interlocução com os empresários do setor industrial do Maranhão. Só assim conseguimos antecipar cenários e tendências do mercado de trabalho. O Senai-MA tem conversado constantemente com a indústria para saber suas necessidades reais, para oferecermos produtos e serviços alinhados à essa demanda, colocando a indústria maranhense no mesmo nível das que disputam o mercado global”, ressaltou o diretor regional do Senai, Raimundo Arruda. 

Empregabilidade 

A formação profissional, de acordo com as tendências e necessidades das empresas, é o que garante a empregabilidade dos ex-alunos e a satisfação dos empregadores: 92% das empresas preferem formandos do Senai e sete em cada 10 ex-alunos de cursos técnicos estão empregados um ano após a conclusão – nos cursos de graduação, o índice de ocupação chega a 80%. 

É o caso da jovem Alessandra Gomes Bandeira, 20, egressa do Senai-MA, em Imperatriz, que após concluir o curso de Assistente Administrativo oferecido pela instituição foi efetivada no cargo de auxiliar administrativa, na empresa DPL Construções Ltda., onde era aprendiz. 

Alessandra reconhece a preferência das empresas por quem, como ela, se formou no Senai no Maranhão. “Se hoje eu conquistei o meu primeiro emprego, foi graças ao Senai. Tive muito apoio dos instrutores e profissionais de lá e não tenho dúvidas do alto nível de qualidade do ensino. Eu indico o Senai de olhos fechados”. 

Atualmente, sete cidades maranhenses têm instaladas unidades atuantes do Senai, buscando levar conhecimento sobre a indústria para a população de cada local e gerar oportunidades. Além disso, oito unidades móveis são usadas para levar educação profissional à população nos municípios onde não há unidade fixa da entidade instalada. Elas são equipadas com salas de aula, oficinas e laboratórios. 

Descontos em Cursos 

Para comemorar o aniversário de 69 anos, o Senai-MA está com descontos de 50% e 69% em cursos de qualificação da Loja do Mundo Senai. Há opções em diversas áreas da indústria como gestão, logística, vestuário, tecnologia da informação, construção civil. Os descontos são válidos até 10 de maio. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.