Equatorial Maranhão

Aparelho para manutenção da vida: saiba como cadastrar a residência de quem necessita

Os clientes da Equatorial Maranhão precisam cadastrar a unidade consumidora para serem identificados.

Publipost / Equatorial Maranhão

- Atualizada em 03/05/2022 às 21h42
Clientes da Equatorial Maranhão que utilizam aparelhos para manutenção da vida ligados à energia elétrica têm prioridade no atendimento das equipes de prontidão.(Foto: Divulgação)
Clientes da Equatorial Maranhão que utilizam aparelhos para manutenção da vida ligados à energia elétrica têm prioridade no atendimento das equipes de prontidão.(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Tratamentos ou procedimentos médicos que requerem a utilização contínua de aparelhos elétricos dever possuir cuidado redobrado. Os clientes da Equatorial Maranhão que utilizam aparelhos para manutenção da vida ligados à energia elétrica têm prioridade no atendimento das equipes de prontidão da distribuidora em caso de interrupções momentâneas, e precisam informar à Distribuidora sobre sua condição especial.

Pensando nisso, a Equatorial Maranhão alerta sobre a importância do cadastramento para o atendimento especial de residências habitadas por pessoas que utilizam equipamento elétrico para manutenção da vida. O cadastro tem como objetivo facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente responsável pela unidade consumidora sobre avisos preferenciais e antecipados de desligamentos programados do fornecimento de energia para evitar prejuízos ao funcionamento dos aparelhos elétricos que preservam a vida do usuário.

O formulário para o cadastro está disponível no site www.equatorialenergia.com.br, na aba solicitação e serviços, em Aparelho para manutenção da vida. O consumidor deve preencher o formulário contendo documentos do titular do imóvel, dados do paciente, a conta contrato, o prazo estimado para utilização do aparelho, descrição da necessidade da utilização do aparelho, e laudo médico com carimbo e assinatura do médico. Vale lembrar que geladeira/refrigerador usados para guardar medicamentos ou insulina e inaladores não são aceitos no cadastro.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Se a pessoa também estiver inscrita no Cadastro Único e possuir renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, a família também pode se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, um benefício concedido pelo Governo Federal que dá descontos de até 65% na conta de energia a depender da faixa de consumo da residência.

Veja aqui quais equipamentos são entendidos como vitais, quando somados à condição clínica do usuário:

·           Aspiradores de secreções;

·           Respiradores ou ventilador pulmonar;

·           Monitores de parâmetros vitais;

·           Equipamentos de Diálise Peritoneal Automática, que podem ser encontrados nas seguintes modalidades: Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD), Diálise Peritoneal Noturna (NIPD) e Diálise Peritoneal Contínua por Cicladora (CCPD);

·           Aparelho de Quimioterapia;

·           Concentrador de Oxigênio;

·           Bomba de infusão;

·           Oxímetro;

·           CPAP e BIPAP;

·           Situações especiais com base na avaliação médica.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão ressalta que o cadastro é de extrema relevância. “Nós temos um cuidado mais que especial em levar energia que proporciona desenvolvimento, qualidade de vida, saúde e segurança para todo o Maranhão, mas nesses casos o cuidado é redobrado, pois são vidas que estão necessitando do nosso apoio. O cliente não está isento de pagar as contas, no entanto temos uma atenção especial e um olhar cuidadoso para negociar e fazer de tudo para manter o fornecimento de energia a essas famílias. Também é importante lembrar que caso haja mudança de endereço, a Equatorial deve ser informada para que seja realizada a transferência do cadastro para o novo endereço”, pontuou Rainilton Andrade.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Confira também, algumas dicas para aumentar a segurança de pacientes com necessidade de uso contínuo de equipamento elétrico: 

  • Ter um gerenciador portátil de energia (No Break) - aparelho utilizado para alimentar o respirador enquanto houver a interrupção no fornecimento de energia elétrica. Sua alimentação é feita por meio de uma bateria que é carregada, enquanto há fornecimento de energia elétrica. Portanto, é imprescindível manter este aparelho sempre ligado na tomada.
  • Ter três ou quatro pontos de energia elétrica (tomadas) para evitar ligar vários equipamentos em um único local.
  • Dispor de Filtro de Linha - utilizado para proteger os equipamentos de possíveis oscilações na rede elétrica, além de possibilitar a expansão do número de tomadas disponíveis.
  • Estabilizadores de Energia - responsáveis por proteger os equipamentos e corrigir possíveis oscilações na corrente elétrica, fornecendo assim uma alimentação estável e segura aos equipamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.