IPCA

Inflação avança em São Luís e índice chega a 2,06% em março

No ano, o indicador acumula alta de 3,98% e nos últimos 12 meses, 12,22%.

Imirante.com

Atualizada em 11/04/2022 às 11h08
Alta foi puxada, principalmente, pelo aumento de 6,70% nos preços dos combustíveis
Alta foi puxada, principalmente, pelo aumento de 6,70% nos preços dos combustíveis (Divulgação)

SÃO LUÍS - A inflação em São Luís, medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), avançou para 2,06% em março, após ficar em 1,33% em fevereiro. No ano, o indicador acumula alta de 3,98% e nos últimos 12 meses, 12,22%. 

Ao analisar os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em relação à inflação de março na capital maranhense, o economista Wagner Matos avalia que os principais impactos vieram dos transportes (4,82%) e de alimentação e bebidas (2,24%). 

Segundo Wagner Matos, no caso dos transportes, a alta foi puxada, principalmente, pelo aumento nos preços dos combustíveis (6,70%), com destaque para gasolina, que teve o maior impacto individual no indicador geral. “Tivemos um reajuste de 18,77% no preço médio da gasolina vendida pela Petrobras para as distribuidoras, no dia 11 de março. Houve também altas nos preços do etanol e óleo diesel. Além dos combustíveis, outros componentes ajudam a explicar a alta nesse grupo, como o transporte por aplicativo e manutenção de automóvel. No transporte público, também tivemos reajustes nas passagens dos ônibus urbanos de São Luís”, destacou.

No grupo dos alimentos e bebidas, a alta de 2,24% devido, principalmente, dos preços dos alimentos para consumo em domicílio. A maior contribuição foi do tomate e cenoura. Também subiram os preços do leite longa vida, óleo de soja, frutas e pão francês. O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.