Chuva

Alerta laranja: São Luís tem chuvarada nesta manhã; veja a previsão para esta quarta-feira

Cuidado deve ser redobrado ao dirigir na chuva para evitar aquaplanagem.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h09
 Temporal compromete visibilidade nesta manhã. Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante.
Temporal compromete visibilidade nesta manhã. Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante.

SÃO LUÍS – Uma forte chuva atinge a Grande São Luís na manhã desta quarta-feira (9). É comum a formação de pontos de alagamento na pista o que deixa o tráfego arriscado e requer mais atenção dos motoristas e motociclistas.

A previsão do tempo aponta mínima de 24ºC e máxima de 29ºC nesta quarta em São Luís, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Haverá formação de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada durante o dia e noite.

Foi lançado ainda ontem um alerta laranja, que representa perigo de chuvas intensas na capital e também em outras regiões do Maranhão. As chuva devem ser entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).

Alerta laranja em parte do Maranhão. Arte: Reprodução/Inmet.
Alerta laranja em parte do Maranhão. Arte: Reprodução/Inmet.

Segundo relatório elaborado pelo Núcleo Geoambiental (NuGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sobre a avaliação mensal de chuva, houve em fevereiro deste ano um número significativo de episódios de chuva intensa no Estado, principalmente na região central mas, apesar disso, o contexto de distribuição de chuva ficou entre a normalidade e chuvas abaixo da média histórica. Isso foi resultado da fraca atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em relação a climatologia e a ocorrência de Vórtices Ciclônicos de Alto Nível (VCANs) favorecendo as chuvas mais no centro do Maranhão.

Cuidados

No período chuvoso, o risco com a energia elétrica pode aumentar. Pois, ventos fortes e fortes chuvas fazem acender o sinal amarelo no que diz respeito à segurança com energia elétrica dentro e fora de casa. É importante redobrar a atenção e o cuidado para prevenção dos riscos de acidentes.

Segundo a Equatorial Maranhão, no período das chuvas os cuidados devem ser:

- Não utilize equipamentos elétricos que estiverem molhados ou em locais inundados, pois estes fatores aumentam o risco de choque.

- Quando a chuva vier com raios e trovões, retire imediatamente das tomadas equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros, pois as descargas atmosféricas (trovões) podem provocar danos elétricos nos equipamentos.

- No período das chuvas é comum o aumento das descargas atmosféricas (raios), por isso, procure abrigar-se em construções e veículos.

- Evite ficar embaixo de árvores, em piscinas e lugares abertos, pois o risco de ser atingido por um raio é grande.

- É aconselhável não sair de casa durante a chuva.

- A Equatorial Maranhão orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga.

- A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192.

Riscos na estrada

No decorrer do período chuvoso é registrado vários problemas na cidade, inclusive, no trânsito. Entre os embaraços para as pessoas que dirigem durante as chuvas estão a baixa visibilidade e a instabilidade do veículo, causada principalmente pela aquaplanagem e a presença de óleo na via.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), para evitar acidentes por causa da baixa visibilidade durante o período chuvoso, a medida mais segura é estacionar o veículo em local seguro e sinalizado e aguarda a chuva passar ou amenizar.

Durante a condução é importante que o motorista reduza a velocidade e acender os faróis baixos para facilitar a visibilidade dos outros veículos e como prevenção é necessário chegar regularmente o bom funcionamento dos freios, faróis, lanternas traseiras, setas, desembaçador e limpadores de para-brisa.

Aquaplanagem

A aquaplanagem que é o fenômeno que ocorre em veículos quando ao passar sobre uma na camada de água ou lama os pneus perdem o contato com o asfalto. Para evitar esse tipo de ocorrência é ideal que o condutor verifique a calibragem dos pneus mensalmente.

Motorista deve redobrar cuidados para evitar aquaplanagem. Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante.
Motorista deve redobrar cuidados para evitar aquaplanagem. Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante.

A calibragem dos pneus abaixo de 30% do recomendado aumenta muito o risco de aquaplanagem. O condutor deve verificar os pneus e a profundidade da banda de rodagem mensalmente e reduzir a velocidade ao se aproximar de grandes poças ou de água parada.

Dirigir com uma velocidade acima da permitida na via, principalmente, durante ocorrência de chuva é um perigo.

Cuidados para evitar aquaplanagem

- Verificar a calibragem dos pneus mensalmente

- Verificar o desgaste dos pneus

- Verificar a profundidade da banda de rodagem mensalmente

- Reduzir a velocidade

- Evitar transitar em poças de água ou lama

Cuidado redobrado

Os motociclistas devem ter cuidado redobrado ao dirigir na chuva e a primeira orientação é esperar a chuva passar antes de começar a dirigir. Também é recomendado reduzir a velocidade e rodar com os faróis acessos, na luz baixa, mesmo durante o dia.

O motociclista deve evitar passar por cima de poças, pois não dá para saber se há alguma depressão na pista e qual a sua profundidade. Como ainda eles devem manter a distância segura de veículos grandes cujos os condutores possuem menor visibilidade como caminhões, ônibus, carretas e vans.

Os condutores devem ter cuidados ao transitar por pistas escorregadias. As primeiras chuvas se misturam com o óleo seco acumulado no asfalto e deixam a via mais escorregadia. Então, o ideal é reduzir a velocidade e tenha atenção redobrada nas curvas.

Pedestre

É comum os pedestres correrem na chuva no momento de atravessar a via sem os devidos cuidados. Para evitar acidentes, o condutor deve dirigir com extrema atenção e a velocidade deve ser moderada, sobretudo, em locais nos quais há sinais da possibilidade de travessia de pedestres, especialmente, em cruzamentos onde não existe semáforo.

É de suma importância que o motorista observe as condições do veículo. Uma delas é a revisão dos pneus, freios, limpadores de para-brisa e faróis. Como ainda toda a parte elétrica deve ser constantemente verificada, pois, os fusíveis e lâmpadas queimam com facilidade quando têm contatos com água.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.