Detran

Mais de 7 mil condutores multados por usar celular no trânsito da capital

Segundo o Detran-MA, em 2021, a média mensal foi de 600 infrações por dirigir veículo usando o aparelho celular nas vias da capital.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h11
Usar o celular enquanto dirige é uma infração gravíssima, segundo o CTB
Usar o celular enquanto dirige é uma infração gravíssima, segundo o CTB (Divulgação)

SÃO LUÍS- O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) divulgou um balanço total de condutores multados em 2021. Segundo o órgão, 7.173 condutores foram multados por dirigir na capital usando o aparelho celular durante o ano passado. Os dados mostram que foram, em média, 600 infrações por mês.

Leia também em:

Duas pessoas perdem a vida durante acidentes de trânsito na capital

Campanha alerta sobre risco do uso de celular no trânsito

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), usar o celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidente de trânsito. Com o desenvolvimento da tecnologia e a existência desse aparelho de comunicação em nossa vida, esse risco acaba se tornando cada vez maior.

Em São Luís, no ano de 2021, somente a quantidade de infração de dirigir o veículo manuseando o celular foi 2.887, enquanto, dirigir o veículo segurando o celular, um total de 2.833 e 1.453 multas por dirigir o veículo utilizando-se do telefone celular.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso do celular enquanto dirige não é considerado um crime, e sim uma infração gravíssima, com aplicação de sete pontos na carteira de motorista e pagamento de multa de R$ 293,47. A legislação também apresenta punição para quem dirige utilizando fones de ouvindo mesmo com as mãos no volante. A infração é média, com multa acima de R$ 100 e perda de quatro pontos na carteira de motorista.

Riscos de dirigir usando o celular:

Dirigir mexendo no celular é tão perigoso quanto a ingestão de álcool: segundo uma pesquisa da instituição inglesa RAC Foundation, o envio de mensagens pelo smartphone é capaz de retardar o período de reação do condutor em 35%. Para você ter uma ideia, esse percentual é muito acima da demora provocada pelo álcool — que é de 12%.

Risco a todos os envolvidos no trânsito: o uso do celular ao volante não é um perigo somente para os motoristas. Os pedestres também são vítimas constantes de atropelamentos originados pela distração do condutor e seu celular.

Motorista perde a visão panorâmica: ao usar o celular enquanto dirige, você perderá o campo de visão de 360º que deve ter com o auxílio do espelho retrovisor, o que afetará sua concentração no trânsito. Isso ocorre porque ao usar um celular, o motorista só consegue imaginar o que está à sua frente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.