Otimismo

Empresário do comércio de São Luís inicia 2022 com confiança elevada

Índice de Confiança do Empresário do Comércio chega a121,9 pontos, segundo levantamento da Fecomércio.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h16
Rua Grande é a principal área do comércio lojista de São Luís e termômetro das vendas
Rua Grande é a principal área do comércio lojista de São Luís e termômetro das vendas (Divulgação)

SÃO LUÍS - O comerciante de São Luís iniciou 2022 na mesma tendência otimista apresentada ao final de 2021. O bom nível na perspectiva do empresariado local em janeiro é representado pelos 121,9 pontos do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). Na série histórica do levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a permanência do indicador na zona de satisfação é ainda mais animadora e já dura 17 meses consecutivos.

Em janeiro, a acomodação da economia em um patamar mais morno de consumo em muitos segmentos, resultante do pós-datas comemorativas de fim de ano, não foi suficiente para desanimar o empresariado. Na passagem mensal, o recuo do Icec foi de apenas -0,2%. De modo geral, o cenário permanece o mesmo em relação a dezembro, no entanto, na visão do comerciante ludovicense, as expectativas para os próximos seis meses são mais animadoras.

“Temos um cenário de um empresário que mantem a confiança na recuperação da economia, especialmente nas expectativas de médio prazo, embora a indefinição do cenário político-eleitoral e a persistência dos níveis inflacionários poderão afetar o otimismo empresarial ao longo do ano”, explica o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva.

Expectativa do Empresário e Condições das Empresas

Posicionado acima dos 150 pontos desde junho de 2021, o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio, que delimita a perspectiva do empresário a médio prazo, acerca da economia, do seu setor e sua empresa, seguiu a tendência dos últimos dois meses e encerrou janeiro marcando 153,3 pontos. O recuo na passagem mensal foi de -1,1%, efeito da visão empresarial acerca da influência do cenário eleitoral de 2022 sobre a economia ao longo dos próximos meses.

A percepção do comerciante sobre a sua participação no setor e capacidade gerencial também tem sido bem avaliada pelos entrevistados. O indicador de Condições Atuais das Empresas Comerciais, com 115,3 pontos, manteve-se estável na passagem mensal, demonstrando que o fim do período natalino contribuiu para a reorganização interna do setor e das empresas, buscando lançar novos produtos e alcançar outros mercados neste período.

Novos investimentos

Em São Luís, os empresários declaram ter mantido a viabilidade dos seus investimentos, reafirmando uma situação de possível expansão da sua capacidade produtiva. Em janeiro, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio chegou a 113,8 pontos, uma alta mensal de +0,8%. Com esse resultado, o comerciante avalia que as últimas semanas de 2021 contribuíram para que fosse exitoso manter seu comportamento de ampliação do negócio.

O avanço no índice foi puxado, principalmente, pela Situação Atual dos Estoques das Empresas, subcomponente que cresceu 3% em relação a dezembro de 2021 e alcançou 92,4 pontos, encostando na zona de satisfação. O cenário positivo é o retrato da avaliação de cerca de 65,4% dos empresários que declaram ter seu estoque atual adequado, mostrando um equilíbrio na rotatividade dado os efeitos positivos das vendas de fim de ano.

Metodologia da pesquisa

A Icec foi realizada nos últimos 10 dias de dezembro, para mapear a percepção do nível de investimento do empresariado local. Com uma amostra de 211 empresas de São Luís e intervalo de confiança de 95%, o levantamento tem erro amostral de 3,5% para mais ou menos. O indicador varia entre 0 e 200 pontos, sendo 100 o índice que separa as zonas de pessimismo (abaixo de 100) e otimismo (acima de 100).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.