Agronegócio

Antracnose causa graves prejuízos às lavouras de soja nos Cerrados

Uso de sementes infectadas e a falta de nutrientes como o potássio podem aumentar a ocorrência da doença.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h20
Um dos sintomas característicos da doença é a necrose e o estrangulamento dos pecíolos das folhas
Um dos sintomas característicos da doença é a necrose e o estrangulamento dos pecíolos das folhas (Divulgação)

SÃO LUÍS - Produtores de soja devem estar atentos a antracnose (Colletotrichum truncatum), importante doença da cultura da oleaginosa, principalmente na região do Cerrado, onde chove muito e a temperatura é elevada. Ela causa alta redução no número de vagens e induz a planta à retenção foliar e haste verde. Esses impactos causam graves prejuízos à soja.

O uso de sementes infectadas e a falta de nutrientes como o potássio podem aumentar a ocorrência da antracnose na lavoura. As condições climáticas, de fertilidade e a densidade de semeadura também influenciam no aparecimento da doença.

Um dos sintomas característicos da doença é a necrose e o estrangulamento dos pecíolos das folhas. As vagens atingidas pelo fungo escurecem, ficam retorcidas e não formam grãos.

Além disso, a antracnose pode levar à abertura das vagens, fazendo com que os grãos germinem e apodreçam. Muitas vezes, o fungo fica latente e só se expressa no final do ciclo.

A recomendação para o controle da antracnose leva em consideração:

- o uso de sementes sadias;
- o tratamento de sementes com fungicidas registrados para o patógeno e para a cultura;
rotação de culturas;
- espaçamento adequado nas entrelinhas;
- manejo adequado do solo, principalmente com relação à adubação potássica;
- uso de fungicidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.