Prevenção e salvamento

Bombeiros realizam operação em praias durante Réveillon na Grande São Luís

Monitoramento de área, ações de salvamento e trabalho educativo serão feitos entre sexta (31) e domingo (2).

Imirante.com, com informações do CBMMA

Atualizada em 26/03/2022 às 18h45
BBMar vai executar ações de orientação e prevenção para garantir segurança de banhistas.
BBMar vai executar ações de orientação e prevenção para garantir segurança de banhistas. (Foto: Divulgação/Karlos Geromy)

SÃO LUÍS - Um plano de atividades que incluem monitoramento de área, ações de salvamento e trabalho educativo com banhistas será executado pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos do Maranhão (BBMar), grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) neste fim de ano. O foco do planejamento é cobrir a orla marítima da região metropolitana de São Luís nos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro.

O número de militares que atuarão nas praias, nesse período da virada de ano, será reforçado e alcança todas as praias da Região Metropolitana, incluindo a do Araçagy, Banho e Panaquatira, em São José de Ribamar. A estrutura contará com suporte de botes, quadriciclos, embarcações, motos aquáticas para promoção de ações de patrulhamento na orla da Grande Ilha.

Leia também:

Estruturas para queima de fogos do Réveillon estão sendo montadas em São Luís

O BBMar realizará mapeamento de áreas de risco, com marcação utilizando bandeiras de identificação, a fim de orientar o público; além de campanhas educativas com abordagens preventivas ao público.

O subcomandante do BBMar ressalta que no período de férias escolares será mantido o planejamento operacional. “É um momento em que aumenta bastante o número de pessoas nas praias, chegam excursões na cidade e há mais movimentação na orla. Manteremos o trabalho, intensificando mais os monitoramentos, para orientar e evitar acidentes”, reiterou o subcomandante do BBMar, capitão Jefferson Ferreira Serra.

Os casos mais comuns na orla são referentes a caravelas (queimaduras), crianças perdidas, perigos das chuvas e consumo de álcool, que serão alvo da ação preventiva, que inclui a sinalização da orla.

Proprietários de bares e restaurantes também serão alvo da ação e vão receber esclarecimentos sobre cuidados que os banhistas devem seguir, para que somem na orientação à clientela.

Em caso de acidentes, podem ser acionados os postos do Corpo de Bombeiro Marítimo nas praias e os canais telefônicos: 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Ciops) e 192 (Samu).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.