Tá aqui: Itaqui-Bacanga

Teatro e arte geram emoção e representatividade no Itaqui-Bacanga

Região tem revelado diversos grupos de teatro, artistas, produtores e profissionais que se destacam na arte maranhense.

Publipost / Vale

Atualizada em 26/03/2022 às 19h12

SÃO LUÍS - A arte do Itaqui-Bacanga está nos palcos, nas telas, nas ruas, praças, muros e na conversa de cada morador que reverencia os artistas e patrimônios locais, como um respiro de admiração e pertencimento partilhado pelas comunidades ali presentes. A região condensa mais de 70 bairros e representa ¼ da população de São Luís, com cerca de 250 mil moradores. E é em meio a essa enorme área e densidade populacional que, há décadas, o Itaqui-Bacanga tem revelado talentos, como os grupos Grita, Cambalhotas e Teoria das Artes.

 Região tem revelado diversos grupos de teatro.
Região tem revelado diversos grupos de teatro.

O Grupo Grita já tem 46 anos de existência – uma trajetória marcada pela formação de artistas, realização de oficinas, programações voltadas às comunidades e apresentações grandiosas, como a Via Sacra do Anjo da Guarda, um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil. Junto ao Grita, outro símbolo da região merece menção como constante símbolo da cultura local: o Teatro Itapicuraíba, um dos poucos teatros de arena de São Luís.

Toda essa história vem de décadas atrás. “Quando eles fizeram nascer essa vontade de fazer teatro, que fez nascer o Grupo Grita e o Teatro Itapicuraíba, faz com que não apenas tenha me incentivado, mas todos os outros grupos, como Teoria das Artes, Cambalhotas e todos os outros que aqui existem”, conta Carl Pinheiro, ator do Grupo Grita.

A reverência à arte está em cada um que partilha o amor pelo Itaqui-Bacanga, com suas diversas faces: do teatro ao artesanato, dos patrimônios às novas histórias construídas com associativismo e cooperação. E, do outro lado, a arte reflete um pouco da essência de cada morador e família – como Zezé Lisboa, presidente do Grupo Grita, explica: “O objetivo do grupo é se inspirar no cotidiano da comunidade”. É nesse cotidiano que está o orgulho da Vale em ser parte do Itaqui-Bacanga. Apoiar a visibilidade dessa região, repleta de talentos e patrimônios, é parte do que somos e queremos sempre continuar fazendo.

Vídeo: Conheça o projeto de arte e teatro do Itaqui-Bacanga

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.