Tá aqui: Itaqui-Bacanga

Arte feita por mulheres ecoa nas comunidades do Itaqui-Bacanga

Negócios sociais de economia criativa constroem marcas e legados.

Publipost / Vale

Atualizada em 26/03/2022 às 19h12
Os negócios são frutos do projeto de Empoderamento de Mulheres, tocado pela Vale em parceria com a ONG Nave.
Os negócios são frutos do projeto de Empoderamento de Mulheres, tocado pela Vale em parceria com a ONG Nave. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Na região Itaqui-Bacanga, em São Luís, um grupo de mulheres artesãs fala sobre a expectativa por vários sonhos que ainda querem realizar, mas talvez não saibam que já são inspiração para os sonhos das novas gerações que ali vivem e as veem brilhar em suas comunidades. Elas fazem parte dos negócios sociais Trançando Arte, Tecendo Saberes, Costuras e Sonhos: nomes que já adiantam o legado que estas mulheres empreendedoras têm construído nas comunidades de Sitinho (Vila Maranhão), Vila Embratel e Jacu. Por meio destes negócios, elas obtêm renda e conquistam cada vez mais autonomia com a costura de bolsas, mochilas, jogo americano, itens em crochê, fibra, palha de buriti e produtos sustentáveis.

Vídeo: Conheça o Grupo de Artesanato do Itaqui-Bacanga

“A nossa arte é feita por mulheres. Somos 15 mulheres que fazemos bolsas de palha e de fibra de buriti. Com essa nossa arte, conseguimos conquistar o nosso próprio ateliê, no Sitinho, na Vila Maranhão”, explica Celiane Moraes, artesã do Trançando Arte. O reconhecimento dos negócios e de suas respectivas integrantes ressoam pelas comunidades, que já identificam de longe os produtos. “Na nossa comunidade, tem gente que compra os nossos produtos e diz assim: ‘olha! Ê, tia, isso aqui é do Tecendo Saberes. Foi a senhora que fez?’, e eu digo: ‘Foi. É a gente que faz’. Dá um orgulho muito grande pra gente”, celebra Geiciane Pereira, artesã do Tecendo Saberes.

Os negócios são frutos do projeto de Empoderamento de Mulheres, tocado pela Vale em parceria com a ONG Nave. Hoje, além do incremento de renda às famílias envolvidas, os projetos geram inclusão social às mulheres a partir de encomendas, vendas, participação em eventos e reconhecimento na cidade como algumas das referências em economia criativa. Elas compõem a identidade do Itaqui-Bacanga, região que há décadas forma artistas, profissionais e protagonistas do Maranhão. É desta região que a Vale tem orgulho em fazer parte e apoiar iniciativas nativas. Que tal conhecer mais? Vamos valorizar juntos essas riquezas?!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.