Eleições 2022

Deputado Gastão Vieira anuncia desfiliação do PROS

Nas redes sociais, deputado federal disse que foi retirado da presidência do partido por se recusar a formar chapa para as disputas proporcionais do próximo ano

Carla Lima/Editora de Política

- Atualizada em 26/03/2022 às 19h16
Gastão Vieira anuncia saída do PROS por se recusar a formar chapas para as eleições proporcionais de 2022
Gastão Vieira anuncia saída do PROS por se recusar a formar chapas para as eleições proporcionais de 2022

Como previsto, o deputado federal Gastão Vieira vai deixar o PROS, partido pelo qual disputou as eleições de 2018. O parlamentar usou as redes sociais para comunicar sua saída da legenda e justificar os motivos pelos quais buscará uma nova agremiação partidária para disputar as eleições de 2022.

O comunicado de Vieira veio após entrevista do presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior, no quadro Bastidores do Bom Dia Mirante, na sexta-feira, 29, quando anunciou que Gastão Vieira não mais será o presidente estadual do PROS. O comando do partido no Maranhão ficará com o vereador de São Luís, Chico Carvalho - que deixará o PSL após tramitação de pedido de desfiliação por justa causa feito ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.

Gastão Vieira disse que o motivo de sua saída da presidência do PROS foi a recusa dele de formar uma chapa para a disputa para deputado federal. Em sua postagem nas redes sociais, o deputado disse que há dificuldades de formação de chapas para a disputa proporcional no próximo ano. "Está sendo muito difícil, para qualquer partido, formar chapa para futuras eleições. É um sistema eleitoral que demanda muitos recursos para que se conquiste muitos candidatos que queiram fazer parte de uma chapa e, eventualmente, eleger determinado candidato. Diante destas dificuldades e (...) de não querer enganar ninguém, me recusei a formar uma chapa. Esta é a razão da minha saída da presidência do PROS/Maranhão", justificou o parlamentar.

Vieira diz ainda no comunicado que informará posteriormente seu destino partidário.

Filiações

A presença de Eurípedes Júnior em São Luís foi a homologação de filiações ao PROS do Maranhão articulada pelo vereador Chico Carvalho. O parlamentar de São Luís conseguiu trazer para a legenda nomes como dos ex-deputados Waldir Maranhão, Raimundo Cutrim e Victor Mendes. Eles deverão se organizar para formação de chapas para a disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, que é a prioridade da direção nacional para 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.