Receptação

Polícia apreende celulares roubados de loja de departamentos em São Luís

Os 15 celulares estavam em mãos de terceiros, que compraram os aparelhos por meio de site de vendas, sem as devidas cautelas quanto à procedência.

Imirante.com, com informações da Polícia Civil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Os compradores dos aparelhos responderão criminalmente pelo crime de receptação e tiveram apreendidos os telefones produtos de crime.
Os compradores dos aparelhos responderão criminalmente pelo crime de receptação e tiveram apreendidos os telefones produtos de crime. (Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão)

SÃO LUÍS - A Polícia Civil do Maranhão recuperou, nesta sexta-feira (30), 15 aparelhos celulares que haviam sido roubados, no dia 14 de dezembro de 2020, de uma loja de departamentos, localizada no bairro do João Paulo, em São Luís.

“Na ocasião, dois indivíduos armados renderam os funcionários e levaram a vitrine com cerca de 30 aparelhos celulares. De lá pra cá a DRF vem investigando o caso e vem realizando procedimento visando a recuperação desses aparelhos. Até o momento recuperamos 15 aparelhos celulares”, explicou o delegado Thiago Dantas da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

Segundo a DRF, os aparelhos celulares foram localizados pela Polícia Civil em mãos de terceiros, que os adquiriram por meio de site de vendas, sem nota fiscal e sem as devidas cautelas quanto à procedência.

“Nós constatamos que todas essas pessoas que compraram esses 15 aparelhos celulares compraram pelo site OLX, sem nota fiscal, sem observância das cautelas necessárias pra saber se aquele produto é lícito ou não. Compraram por um valor muito abaixo do mercado. Então, essas pessoas, após identificadas em posse desses aparelhos, perderam esses aparelhos, porque eles foram apreendidos para que sejam recuperados ao legítimo proprietário”, destacou o delegado.

Os compradores dos aparelhos responderão criminalmente pelo crime de receptação e tiveram apreendidos os telefones produtos de crime.

“Eles vão responder processo criminal por receptação, alguns de forma dolosa e outros de forma culposa conforme o caso, mas o fato é que essas pessoas terão implicações criminais pela inobservância de um dever de cuidado de comprar um aparelho celular de procedência com nota fiscal, tomando as devidas cautelas”, ressaltou o delegado da DRF.

A Polícia Civil alerta a sociedade quanto aos perigos e possíveis implicações criminais decorrentes da compra de um produto roubado.

“Isso é uma prática que fomenta o crime de roubo. Esses indivíduos roubam estabelecimentos comerciais, roubam transeuntes e levam aparelhos celulares, principalmente porque tem quem fomente, tem quem compre, tem mercado pra esse tipo de produto. Então, as pessoas que forem flagradas com celulares roubados, é claro que responderão a um processo crime e terão dissabores pro futuro”, explicou Thiago Dantas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.