São Luís

Quinta parcela do IPTU 2020 vence na próxima segunda-feira (9)

Boleto para pagamento do imposto pode ser emitido no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).

Divulgação / Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
O boleto pode ser emitido no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).
O boleto pode ser emitido no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). (Foto: Maurício Alexandre / Divulgação)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís informa que os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2020) têm até a próxima segunda-feira (9), para efetuar o pagamento da quinta parcela do tributo sem multas e juros. O boleto pode ser emitido no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br.

Para a emissão do boleto, o contribuinte deverá ter em mãos a inscrição imobiliária, que pode ser recuperada em carnês antigos do imposto e/ou o CPF do proprietário do imóvel. Com estes dados, o contribuinte acessa o sistema, emite a guia e efetua o pagamento conforme orientações presentes no documento.

No sistema, os contribuintes também conseguem verificar débitos de IPTU de outros anos. Para o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, as constantes modernizações do sistema têm como objetivo principal facilitar o acesso do contribuinte ao fisco. "Em uma só tela, o contribuinte verifica débitos novos e antigos, emite guias. Tudo de maneira rápida e fácil", explicou.

As demais parcelas do IPTU deste ano podem ser emitidas a qualquer tempo no sistema, todas com juros e multas adicionadas. Já os débitos de IPTU de 2019, 2018 e outros anos anteriores estão com o desconto do Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal (REFAZ 2020) que está ativo no sistema até o dia 30 de novembro. Assim, os débitos de IPTU de outros anos, poderão ser facilmente emitidos com desconto de 100% nos juros e multas que o benefício garante.

Para os contribuintes com alguma dificuldade para emitir a guia no site da Semfaz, por falta dos dados necessários para o acesso ao sistema, a orientação é que busquem o atendimento presencial do órgão, nos postos localizados na sede da Semfaz - Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Viva - Shopping da Ilha, que funciona de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h, ou no Centro de Apoio ao Trabalhador, aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h e fica localizado na Avenida 18, número 11, bairro Cohab Anil III - em frente ao terminal de ônibus das linhas Cohab-Cohatrac.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.