Termo de Cooperação

DPE e PGE aderem à Ecoliga para replicar práticas de sustentabilidade no poder público

Criada em 2016, a Ecoliga é uma associação que fomenta o aprimoramento da gestão socioambiental e o desenvolvimento sustentável das instituições públicas participantes.

Imirante.com, com informações da DPE-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
( Foto: Divulgação / DPE-MA)

SÃO LUÍS - O defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, e o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia Rocha, assinaram nesta segunda-feira (13), o Termo de Cooperação Técnica de adesão à Ecoliga. Criada em 2016, a Ecoliga é uma associação que fomenta o aprimoramento da gestão socioambiental e o desenvolvimento sustentável das instituições públicas participantes, com a implementação de políticas e tecnologias que promovam uma gestão pública eficiente de recursos, gerando responsabilidade socioambiental e redução de custos.

No evento realizado no auditório da sede da Defensoria, em São Luís, a instituição anfitriã e a PGE foram confirmados como os novos integrantes da Ecoliga, que já tem em sua composição representantes do Tribunal de Justiça do Maranhão, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho – 16ª região, Justiça Federal, Universidade Federal do Maranhão, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado e Universidade Estadual do Maranhão.

Após a apresentação dos idosos que integram o coral do Sesc, “Vozes de Sabedoria”, conduzido pelo regente Francisco Neelman, o presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, do TJ-MA, o desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, deu boas-vindas à Defensoria e à PGE, destacando a importância das duas instituições para o fortalecimento das ações compartilhadas pela associação.

Em agradecimento, Alberto Pessoa Bastos falou da alegria e honra de compor o grupo, que segundo ele, comunga dos mesmos ideais já disseminados pela sua gestão desde junho de 2018. Neste contexto, o defensor-geral apresentou um panorama dos projetos e ações baseados na sustentabilidade e economicidade, com ênfase no “Consumo Consciente” e na implantação dos núcleos ecológicos, iniciativa pioneira no Brasil.

“Esta será uma ótima oportunidade para compartilharmos nossas ações e trocarmos experiências valiosas, que resultarão em melhorias para o nosso ambiente de trabalho e ainda garantirão impactos positivos aos serviços que prestamos à comunidade”, assinalou.

O procurador-geral também manifestou sua satisfação em integrar à Ecoliga, ao destacar o compromisso do Estado com as causas socioambientais. “Nós, membros do Poder Público, temos o dever redobrado de trabalhar conjuntamente para que a agenda da sustentabilidade seja uma realidade, que transcenda a mera retórica ”, disse Rodrigo Maia Castro, ao também agradecer e elogiar os intentos dos integrantes da Ecoliga.

Também usaram a palavra para fazer um balanço das atividades e projetos já implementados com sucesso, o subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, representando o Ministério Público do Estado, Francisco das Chagas Barros de Sousa, e a reitora da Universidade Federal do Maranhão, a professora Nair Portela Silva Coutinho.

Conforme a programação, houve o lançamento do Guia de Licitações Integradas da Ecoliga, apresentado pelo coordenador da Assessoria Jurídica da Administração do MP-MA e do eixo de licitações sustentáveis da Ecoliga, Lucas Duailibe.

O encerramento do evento ficou a cargo do desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, que ministrou a palestra magna como o tema “A experiência da sustentabilidade na gestão pública”.

“Estamos falando de um tema, que gera muita resistência, e por isso o nosso esforço em promover a construção de uma cultura da sustentabilidade nas instituições públicas, cujas transformações e mudanças devem partir, inicialmente, de todos nós. Precisamos nos mobilizar para proteger a Terra-Mãe”, afirmou, reforçando a importância da Ecoliga ter uma regulamentação. “Estamos nos preparando para isso e esperamos contar com o apoio de todas as instituições parceiras”, frisou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.