Poluição

Ondas fortes trazem grande quantidade de lixo para a praia da Ponta d'Areia

Garrafas <i>pets</i>, copos descartáveis, canudos, papéis, latinhas de cerveja e refrigerante são os rejeitos mais encontrados.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Sujeira incomoda moradores e frequentadores do local.
Sujeira incomoda moradores e frequentadores do local. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – A grande quantidade de lixo na areia da praia da Ponta d’Areia, no bairro Península, próximo ao Espigão Costeiro, em São Luís, tem causado incômodo e preocupação a moradores e frequentadores da região.

De acordo com informações de moradores da área, a grande quantidade de lixo que pode ser visto na areia da praia piorou por conta da maré de sizígia e das fortes chuvas que foram registradas nos últimos dias na capital maranhense.

Garrafas pets, copos descartáveis, canudos, papéis, latinhas de cerveja e refrigerante, sacolas plásticas são os rejeitos mais encontrados. Resultado do descarte irregular de lixo e da falta de educação de alguns moradores da cidade.

Nesse fim de semana, os moradores da Península acharam, até mesmo, o corpo de um cachorro entre o lixo na areia da praia. O animal pode ter sido levado pelas fortes ondas dos últimos dias.

Veja o vídeo abaixo feito por frequentadores do local.

Na manhã desta segunda-feira (25), agentes municipais de limpeza estiveram no local recolhendo a sujeira.

Procurada pelo Imirante.com, a prefeitura de São Luís afirmou que o Comitê Gestor de Limpeza Urbana conta com equipes exclusivas para a limpeza da faixa de praias de São Luís.

Veja a nota na íntegra:

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana informa que a limpeza da Praia da Ponta d'Areia foi executada nesta manhã. O órgão destaca que conta com equipes exclusivas para a limpeza da faixa de praias de São Luís. Os serviços são executados sempre a partir das 6h da manhã, levando em consideração a tábua de marés. A orla de São Luís conta com serviços diários de coleta, varrição, remoção manual e mecanizada dos resíduos descartados irregularmente. Por dia, são recolhidas 20 toneladas de resíduos descartados nas praias da capital. O órgão destaca ainda que o volume de resíduos aumenta no período chuvoso, pois o lixo descartado de forma irregular nas vias públicas próximas às praias acaba sendo arrastado para a faixa de areia pela água das chuvas. Por isso, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana pede aos frequentadores e comerciantes da orla que façam o descarte ambientalmente adequado do lixo gerado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.