Obras

Via Expressa deverá ser concluída no mês de agosto

As fortes chuvas no primeiro semestre atrasaram o cronograma de obras.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS - O Governo do Maranhão pretende entregar a Via Expressa no fim do mês de agosto deste ano. A obra, que já deveria ter sido entregue, sofreu com atraso devido às fortes chuvas que caíram todo o primeiro semestre em São Luís. A avenida entrará em sua terceira fase, por meio de convênio com o Governo Federal e a Prefeitura de São Luís, e está com 85% dos serviços concluídos em sua segunda etapa, que passará do Cohafuma até o Maranhão Novo.

A primeira etapa que interliga os bairros do Jaracati e Cohafuma foi entregue em setembro de 2012. Executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), esta fase contempla mais 6,7 quilômetros do total de 9 quilômetros da avenida. Depois de pronta, a Via Expressa desafogará o trânsito e interligará os bairros Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, beneficiando milhares de cidadãos. A segunda etapa da Via Expressa está orçada em R$ 116 milhões e contempla mais 6,7 quilômetros do total de 9 quilômetros da avenida.

Segundo o secretário de Infraestrutura José Raimundo Frazão Ribeiro, as obras foram muito prejudicadas desde o fim do ano passado até agora por causa do inverno muito rigoroso. "Se não houvesse chovido tanto, já teríamos entregue a obra há muito tempo. Hoje, estamos exatamente na fase de pavimentação", explica ele.

Alguns intervalos do percurso da Via Expressa foram paralisados até o fim das chuvas. A extensão é pequena. São 3,45 quilômetros de cada lado da pista que precisavam ser cobertos para evitar prejuízo. Faltam, ainda, alguns serviços internos. "Como a extensão é pequena, pavimentação pode ser feita em dez dias. Fora isso, faltam ainda alguns serviços complementares, como a conclusão das calçadas e ciclovias, mas toda a parte da drenagem já está pronta", garante o secretário, informando, ainda, que 80% da iluminação já está instalada.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.