Tumulto

Detento ateia fogo em colchão no Hospital Nina Rodrigues

Agenildo dos Santos Gomes teria distúrbio mental e cumpre medida de segurança por estupro.

Diego Torres / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – Um detento identificado como Agenildo dos Santos Gomes ateou fogo e causoutumulto na manhã desta sexta-feira (29) no Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, localizado no Bairro Monte Castelo, na capital. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde a situação foi controlada pouco tempo depois de um surto do paciente.

Agenildo está no Nina Rodrigues há uma semana, onde cumpre pena por estupro no Povoado Barracão de Madeira, Município Gov. Newton Bello em 14 de novembro de 2005 e deve permanecer por dois anos.

No ano passado, Agenildo já havia fugido da unidade com outros dois internos. Na ocasião o trio se armou com vergalhões de ferro e pedras para se evadir do local.

Por telefone o secretário de Justiça e aDministração Penitenciária, Sebastião Uchoa, explicou que Agenildo permanece no hospital em razão de haver uma decisão judicial que obriga sua permanência em unidade de tratamento psiquiátrico. Uchoa informou também que sete presos, sendo cinco homens e duas mulheres foram transferidos na noite de quinta-feira (28) para o Centro de Triagem do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e presídio feminino, respectivamente, para evitar um tumulto ainda maior, uma vez que estes internos transferridos necessitavam apenas de laudo psiquiátrico.

Sobre a segurança do local o secretário afirmou que um agente penitenciário permanece na ala a qual recebe detentos e pessoas em cumprimento de medida de segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.