Dicas de Saúde

Aftas: quem nunca teve esse incômodo?

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS – O incômodo na região da boca é uma ferida aberta e dolorosa que incomoda e muito. Os fatores que podem provocar a afta são problemas estomacais, imunidade baixa, alimentos de caráter ácido, deficiência de vitamina B12 e ácido fólico, deficiência de ferro, traumas, pequenos cortes (aparelho odontológico, próteses e outros). Para as mulheres, um agravante a mais, que ajuda no aparecimento deste incômodo, o estresse e TPM (tensão pré-menstrual que causam desequilíbrio hormonal).

Higienização bucal bem feita pode ajudar a diminuir a acidez da boca. Para acelerar o processo de cicatrização e diminuir a dor, são indicados antissépticos, anti-inflamatórios e anestésicos. As receitas caseiras devem ser evitadas, pois podem agredir ainda mais a região, provocando até mesmo queimaduras e aumento da dor.

Elas não oferecem perigo, mas é preciso estar atentos às lesões. Se a afta não sumir após duas semanas, vá ao dentista ou ao médico. A demora pode indicar problemas sérios, como tumores.

Alguns alimentos devem ser evitados para quem está sofrendo com a afta. São eles: abacaxi, canela, laranja, limão, acerola, pimenta e molhos condimentados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.