Desenvolvimento

Diretor da Codevasf vem ao MA discutir o programa Mais Irrigação

Divulgação/Codevasf

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - O diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Guilherme Almeida, estará na próxima segunda (10) em São Luís para tratar do Programa Mais Irrigação e sobre os Diques da Baixada Maranhense. Na ocasião, ele se reúne com o superintendente da Codevasf no Estado, João Batista Martins, e com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (Sagrima), Cláudio Azevedo.


Logo pela manhã a equipe fará um sobrevoo na região da baixada maranhense a fim de identificar e de definir uma área para elaboração do projeto de viabilidade para implantação de um perímetro irrigado. O recurso é do Programa Mais Irrigação, lançado no último mês de novembro pela presidente Dilma Rousseff para investir em projetos de recuperação de áreas irrigadas e no aumento da produtividade agrícola, e cuja coordenação está a cargo do Ministério da Integração Nacional. Para o Maranhão, estão previstos recursos da ordem de R$ 1,75 milhão para elaboração de estudos e projetos de potenciais perímetros irrigados na região da baixada maranhense.


Em seguida, haverá uma reunião para que seja reavaliado tanto o cronograma de execução do projeto quanto o de implantação do Programa de Recuperação Ambiental e Preservação dos Mananciais de Água Doce da Baixada Ocidental Maranhense, projeto conhecido como Diques da Baixada. Em linhas gerais, esse projeto consiste na construção de um sistema de diques de contenção e de estruturas vertentes na região da Baixada Ocidental Maranhense, buscando, assim, evitar a inundação dos campos com água do mar e perenizando por mais tempo a água doce.


De acordo com o superintendente da Codevasf no Maranhão, João Martins, o projeto Diques da Baixada Maranhense, cujas obras serão licitadas nos próximos meses, beneficiará uma área que engloba cerca de 9% da população do estado. “Por essa razão o Projeto é importante, porque evita a entrada de água salgada nos campos, além de permitir o acúmulo de água por mais três meses para a prática de diversas atividades produtivas, como, por exemplo, a piscicultura e a fruticultura”, comenta o superintendente.


A obra beneficiará os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba. Na ocasião, serão dadas mais informações acerca do lançamento do edital do projeto (com previsão já para este mês de junho) bem como do lançamento da licitação para execução da obra (cujo edital deve ser lançado no fim deste ano).

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.