Saúde

Sesc promove a 'Semana da Saúde do Homem' em São Luís

Objetivo é facilitar e ampliar acesso da população masculina a informações sobre saúde.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h18

SÃO LUÍS – O Serviço Social do Comércio (Sesc) promove, a partir desta segunda (13) e até sexta-feira (17), a "Semana da Saúde do Homem", com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina a informações sobre saúde. A ação segue o modelo da "Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem", do Ministério da Saúde, que parte da definição de políticas e diretrizes em saúde voltadas para a população masculina na faixa etária de 20 a 59 anos e visa a melhoria da qualidade de vida dos homens.

Durante toda a semana, técnicos do projeto "Sesc Saúde" vão orientar os homens sobre os principais problemas de saúde pública, como câncer, diabetes, colesterol, pressão arterial elevada e doenças do coração, além de advertir sobre os principais agravadores como o consumo excessivo de bebida alcoólica e cigarro.

De acordo com o gerente do projeto "Sesc Saúde", Lauro Moreno, serão oferecidos os serviços de atenção básica à saúde do homem. "Segundo o governo federal, a saúde do homem é considerada uma das estratégias do SUS (Sistema Único de Saúde), assim como é a saúde do adolescente, saúde do idoso e saúde da mulher. A questão que o ministério (da Saúde) reconhece é que o homem está mais vulnerável do que a mulher a respeito de doenças quer são preveníeis e evitáveis. Por exemplo, o homem não admite faltar ao serviço para fazer uma consulta médica sem que ele esteja doente. Ele vai ao médico quando já está em um estado grave. A gente quer desmistificar essa prática", disse em entrevista ao portal Imirante na manhã desta segunda-feira.

O atendimento ocorre das 10h às 14h, na área de vivência do Sesc Deodoro – Praça Deodoro, Centro de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.