Saúde

Infecção hospitalar é debatida na rede estadual de saúde

Participaram do encontro médicos, enfermeiros e técnicos das unidades de saúde da capital.

SES

Atualizada em 27/03/2022 às 12h19

Uniformizar o conhecimento sobre a prevenção de infecção hospitalar entre os profissionais das unidades da rede estadual de saúde foi o objetivo do "I Curso de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde" realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta sexta-feira (13), no Hotel Holiday Inn, em São Luís. Participaram do encontro médicos, enfermeiros e técnicos das unidades de saúde da capital.

A médica infectologista Rosângela Cipriano explicou que existe uma Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH), composta por médicos e enfermeiros, implantando nas unidades estaduais de saúde uma rotina de prevenção de infecção hospitalar. "Constatamos a necessidade de treinamento dos profissionais para que todos tenham as informações das ações de prevenção de infecção relacionadas à assistência de saúde", explicou Rosângela Cipriano.

A infecção relacionada à assistência a saúde é toda infecção adquirida após admissão no hospital e que se manifeste durante a internação (após 48h da admissão) ou após a alta, caso correlacionada com a hospitalização (infecção adquirida no hospital, mas que só se tornou evidente após a alta). Também pode ser uma infecção do neonato resultante de sua passagem através do canal de parto.

Rosângela Cipriano adiantou que o curso de prevenção das infecções será estendido para os profissionais da rede estadual que trabalham no interior do Estado. "A nossa finalidade é padronizar as normas de controle de infecções em todo o Estado". A CCIH é composta também pelas infectologistas Maria dos Remédios Castelo Branco, Conceição Pedrozo e Gisele Valois e as enfermeiros Ivan Carlos Silva Lima, Cecília Silva de Lima, Helena Mata Rugeri, Simara Silva Passo e Vivian Augusta Piorski.

Ações de prevenção - O curso aborda formas de controle e prevenção de infecção hospitalar, higienização das mãos, equipamentos de proteção individual, isolamento e precaução, exposição ocupacional a material biológico (hepatites e HIV) e imunização de profissionais de saúde.

Também mostra sobre investigação de surtos, bactérias multirresistentes, prevenção de infecção em sitio cirúrgico, prevenção de infecções relacionadas a cateteres venosos, prevenção de pneumonias hospitalares, prevenção de infecção do trato urinário relacionada ao cateter vesical de demora e gerenciamento de resíduos sólidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.