São João

Festa de São Marçal encerra temporada junina em São Luís

Estão confirmadas as participações de 34 bois de matraca na 85ª edição da festança neste sábado.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h20

SÃO LUÍS - Para encerrar a temporada junina 2012, ocorre neste sábado, dia 30, o 85º Encontro de Bumba meu boi de Matraca no João Paulo - Festa de São Marçal.

As primeiras brincadeiras folclóricas começam a desfilar pela Avenida São Marçal, no João Paulo, quando saem dos arraiais onde se apresentam desde o início da noite de hoje.

A organização do evento confirmou a participação de 34 grupos de bumba meu boi de matraca, entre eles os bois de Maracanã, Maioba, Iguaíba, Pindoba e Ribamar, que comandarão as homenagens ao santo.

“A festa começa na madrugada, mas é pela manhã que ela cresce e milhares de pessoas invadem a Avenida São Marçal, seguindo os batalhões que seguem em cortejo até o palco onde se apresentam”, informou Raimundo Morais, presidente do Instituto São Marçal, que organiza a festa.

Policiamento

Para garantir a segurança das quase 300 mil pessoas que passarão pelo João Paulo durante todo o dia de amanhã, segundo a organização do evento, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) deslocará 350 policiais militares para o local.

A operação terá início à meia-noite de sábado e se estenderá até as 2h de domingo, 1º de julho. O policiamento será feito com o apoio de oito viaturas e 12 conjuntos de cavalaria.

O Corpo de Bombeiros disponibilizará uma viatura de combate a incêndios e uma ambulância para atendimento médico de emergência. Outras três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão de prontidão e um posto médico será montado no 24º Batalhão de Caçadores, que destinará ainda outros 300 militares para reforçar a segurança e prestar atendimentos médicos e auxiliar na distribuição de 15 mil porções de 300 ml de caldo de feijão e 15 mil embalagens de 500 ml de água gelada, o que ocorre há mais de 20 anos. Ao todo, 540 kg de feijão e 100 kg de carne serão servidos ao público este ano.

Trânsito

O trânsito na Avenida São Marçal e vias adjacentes também será alterado durante a festividade. Serão três pontos de interdição: na Avenida São Marçal, próximo à feira do João Paulo; na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao hospital Aldenora Belo; e na Avenida Kennedy, próximo ao colégio Gonçalves Dias; a partir da meia-noite de sábado.

No sentido bairro-Centro, pela Avenida São Marçal, o trânsito será desviado na Jordoa, pela Rua Cinco de Janeiro, seguindo até o Elevado Alcione Nazaré; no sentido Centro-bairro, serão feitas duas interdições: a primeira na Avenida Kennedy, com desvio pela Rua Armando Vieira da Silva, em frente ao Colégio Gonçalves Dias, seguindo em direção à Avenida Getúlio Vargas; a outra, na Avenida Getúlio Vargas, sentido Centro-bairro, na altura do hospital Aldenora Belo.

Dois palcos serão montados na Praça Ivar Saldanha para a festa. “O palco é montado sempre no mesmo local para lembrar o preconceito que os grupos de bumba meu boi sofriam até o início da década de 1970”, destacou Raimundo Morais, presidente do Instituto São Marçal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.