Saúde

Profissionais de saúde participam de seminário sobre o Método Canguru

Atualizada em 27/03/2022 às 12h22

SÃO LUÍS - A Maternidade Marly Sarney será oficialmente reconhecida pelo Ministério da Saúde como Referência Estadual na utilização do Método Canguru. Como parte deste processo, está sendo realizado, até esta sexta-feira (11), no auditório da unidade de saúde, o Curso de Capacitação – Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru.

A coordenadora da Unidade de Cuidados Intermediários e Unidade Canguru, Marivanda Goudar, explicou que o Método Canguru implica em contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso (ou seja, bebês abaixo de 2,5kg). “Estamos nos preparando para ser referência estadual e levar o método para unidades do interior do Maranhão”, informou ela.

Estão participando do curso de sensibilização médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e fisioterapeutas das unidades estaduais que atuam em UTIs neonatais das maternidades da rede estadual de São Luís e profissionais de saúde de Bacabal, Codó, Açailândia e Barra do Corda.

A coordenadora Nacional do Método Canguru, Zeni Lamy, disse que o Método Canguru é uma política pública e está sendo ampliado no Brasil, uma vez que foi incorporado às ações do Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. “Todos os estados brasileiros têm uma maternidade como referência e estou feliz por estar participando desta preparação da Maternidade Marly Sarney para assumir este projeto, que antes era executado pelo Hospital Universitário Materno Infantil - que é um Centro de Referência Federal no Método Canguru”, disse.

Curso

Durante os três dias de curso serão discutidos temas como a Norma de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso do Ministério da Saúde; benefícios do Método Canguru para os bebês; como o método alivia o estresse e as dores do recém-nascido; a importância do envolvimento da família no processo; e a relação do cuidador com o bebê.

A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso parcialmente desnudo na posição vertical contra o peito do adulto. Reconhecida pelo Ministério da Saúde como política fundamental de atenção ao recém-nascido prematuro, o método foi instituído na Maternidade Marly Sarney há dois anos.

Só são considerados como Método Canguru os sistemas que permitam o contato precoce, realizado de maneira orientada, por livre escolha da família, de forma crescente, segura e acompanhado de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.