Adeus

Governadora Roseana participa da despedida a Joãosinho Trinta

'Nós sentimos orgulho de tê-lo como maranhense', disse, emocionada, Roseana Sarney.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h28

SÃO LUÍS - Em meio a muita emoção, a governadora Roseana Sarney deu o último adeus ao carnavalesco Joãosinho Trinta, sepultado na manhã desta segunda-feira (19), no Cemitério do Gavião, em São Luís. Personalidades do mundo artístico, políticos, entre os quais o ministro do Turismo, Gastão Vieira; e a cúpula da escola de Samba da Beija-Flor, fizeram as últimas homenagens ao carnavalesco, que deixa um legado de inspiração e criatividade.

“Joãosinho Trinta foi um artista maravilhoso, um bom amigo e uma pessoa querida do Brasil inteiro. Nós sentimos orgulho de tê-lo como maranhense”, disse, emocionada, Roseana Sarney. Ela lembrou, ainda, que o carnavalesco trabalhava em um projeto em homenagem aos 400 anos de São Luís e lamentou que ele não estará vivo para receber a homenagem que será feita a ele pela Beija-Flor durante o carnaval, no Rio de Janeiro. Ele seria destaque no último carro da escola e agora receberá uma homenagem póstuma na avenida.

O ministro Gastão Vieira, também, falou com emoção sobre o carnavalesco. “É uma grande perda para o Maranhão e para o Brasil. Joãosinho Trina encarnava o que o Maranhão tem de melhor, sabia ler o que o estado tem de melhor. Agora, temos que trabalhar para não deixar seu legado se perder”, observou. Ele destacou ainda que Joãosinho Trinta contribuiu para tornar as belezas do estado conhecidas nacionalmente.

A cúpula da Beija-Flor prestou uma homenagem ao carnavalesco com a bandeira da escola sobre o caixão. Vieram a São Luís o cantor Neguinho da Beija-Flor; Pinah Ayoub, ex-passista e destaque da escola; Selminha Sorriso, porta bandeira; e Claudinho, mestre-sala da agremiação.

Filme

A história da vida de Joãosinho Trinta deverá ser mostrada em filme, segundo revelou Ricardo Marques, do Instituto Joãosinho Trinta. O filme está previsto para estrear no inicio de 2013.

“Vamos contar a história de um menino que saiu da sua cidade, foi para um outro lugar completamente desconhecido para ele e conseguiu seu sonho: foi bailarino do Municipal. Depois, surgiram outros sonhos, que também se tornaram realidade”, contou.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.