Meteorologia

Período seco aumenta o risco de queimadas no Maranhão

A ausência da chuva e o aumento da temperatura possibilitam a ocorrência de focos de incêndios.

TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - O mês de julho começou com temperaturas elevadas e previsão de chuva em São Luís. O contraste de temperatura entre a terra e o mar favorece a ocorrência de chuvas durante os períodos mais quentes do dia.

Segundo os meteorologistas, a previsão é de pouca chuva no interior, mas em toda a faixa litorânea, o mês de julho será de chuva. A quantidade será menor do que nos meses anteriores, cerca de 130 milímetros.

Um fenômeno que acontece na costa do Estado é o responsável pela ocorrência de chuva nesse período. De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Eema, são os ventos úmidos que saem do oceano em direção à ilha que formam as nuvens carregadas.

Segundo os meteorologistas, a partir de agosto quase não há mais ocorrência de chuva no Maranhão. É o início do período seco e do aumento da temperatura. Setembro, outubro e novembro serão os meses mais quentes do ano. O calor deve chegar a 37 graus em algumas regiões do Estado.

Durante o período seco, que vai de agosto a novembro, a sensação térmica sempre maior do que a temperatura medida á sombra deve aumentar o desconforto.

Outra preocupação é que a ausência da chuva e o aumento da temperatura devem possibilitar a ocorrência de focos de incêndios, que se tornam mais graves porque nesse período também os ventos são mais fortes.

Assista à reportagem da TV Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.