São Luís

Nevoeiro interrompe operações no aeroporto de São Luís

O fenômeno se formou na região do aeroporto por volta das 4h desta quinta-feira (5).

Maurício Araya/Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h39

SÃO LUÍS – O aeroporto internacional de São Luís, Marechal Hugo da Cunha Machado, teve as operações interrompidas nesta quinta-feira (5), desde as 4h, para pousos e decolagens. O motivo da interdição é o forte nevoeiro que se formou, nesta madrugada, na região. As operações foram retomadas por volta das 7h30.

Neste início de manhã, o aeroporto da capital opera com apenas 9,1% de atrasos até as 7h. Dos onze voos programados, apenas um registrou atraso. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dois voos foram cancelados e um voo que seguiria para Brasília (DF), com uma escala prevista em Imperatriz, acabou saindo com atraso. O balanço sobre a situação dos voos é atualizado a cada hora pela Infraero. Para consultar a situação do seu voo, o passageiro deve acessar o site da Infraero na internet.

O nevoeiro, ou névoa, é uma nuvem situada próximo ao solo e que reduz a visibilidade a, aproximadamente, um quilômetro. O fenômeno pode ter origem no calor emitido durante a noite em contado com o ar úmido.

A Infraero vai divulgar, ainda nesta manhã, uma nota de esclarecimento sobre o assunto.

Orientação aos passageiros

De acordo com a Infraero, o passageiro tem alguns direitos quando o voo sofre atraso. Nos casos de atraso de voo, o passageiro tem direito de exigir da empresa aérea a prestação de assistência material. A partir da primeira hora de atraso, a companhia aérea é obrigada a disponibilizar facilidades de comunicação, como internet ou telefonemas. A partir de duas horas de atraso, o passageiro tem direito a alimentação adequada e proporcional ao tempo de espera até o embarque (voucher, lanche, bebidas, etc.).

Se o voo estiver atrasado mais de quatro horas ou for cancelado, a empresa aérea deverá oferecer as seguintes alternativas: reacomodação em outro voo da mesma empresa, na primeira oportunidade, sujeita à disponibilidade de lugares; remarcação do voo para data e horário da conveniência do passageiro; ou reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Outras orientações podem ser obtidas no site da Infraero.

Previsão do tempo

A quinta-feira começou com tempo nublado em vários pontos da capital. A sensação térmica se mantém em 26°C, e a umidade relativa do ar, em 88%.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o tempo deve seguir nublado, com possibilidade de curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. A temperatura, hoje, chega a 30°C.

Até a sexta-feira (6), o CPTEC alerta sobre a possibilidade de temporal, principalmente na região norte do Maranhão.

Flagrantes

Registrou o nevoeiro? Envie sua foto ou vídeo para o VC no Imirante, o espaço do internauta no "portal do Maranhão". Para participar, basta acessar a página do VC no Imirante, clicar no botão "Envie agora" e acessar o sistema de envio.

Se você ainda não é cadastrado, basta se cadastrar, clicando aqui. O cadastro é rápido e fácil de fazer, além de ser completamente gratuito.

* Com informações da TV Mirante.

Reportagem atualizada às 7h31.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.