Receita

Aprenda a fazer um delicioso purê de alho

Confira os ingredientes necessários para fazer este ótimo acompanhante para várias refeições.

Dalva Rêgo/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h47

SÃO LUÍS - Ele dá um sabor especial aos pratos e é considerado pela ciência como um alimento funcional, aquele que ajuda a prevenir as doenças. Este é o alho, cujas propriedades também ajudam a retardar o envelhecimento.

Mas você sabe a quantidade do produto que deve ser consumida por dia? A repórter Dalva Rêgo desvendou os segredos do alho, e ainda ensina uma receitinha simples que serve de acompanhamento para vários pratos. Assista à reportagem da TV Mirante.

Ele tem cheiro e sabor inconfundíveis. Muita gente até torce o nariz para o alho, mas esse vegetal pode trazer mais benefícios do que se imagina.

Há relatos de que o alho é utilizado desde a antiguidade para fins medicinais. Com ótimo valor nutricional, ele possui vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, sais minerais (ferro, silício, iodo), enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina, uma substância muito importante na prevenção de várias doenças.

O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol, prevenção das doenças ateroscleróticas e até do câncer.

Mas tantos benefícios não são alcançados se o alho for consumido em excesso, alerta a nutricionista Rosângela Sousa, especialista em intervenções nutricionais pela Universidade Federal do Maranhão. Segundo ela, o ideal é fazer combinações saudáveis.

Agora, você deve estar se perguntando: tem como fazer do alho mais do que um simples ingrediente no dia a dia? Bom, nós viemos, atrás dessa resposta, a um conceituado restaurante de São Luís. Confira a receita.

Para fazer o purê de alho, você precisa ter em casa:

- 500g de alho, cerca de 10 cabeças;

- azeite;

- sal e;

- pimenta do reino.

Você vai precisar ferver as cabeças de alho descascadas em uma panela com água por 20 minutos. Depois, coloque tudo no liquidificador, misture azeite à gosto, pitadas de sal e pimenta do reino e bata até obter uma massa homogênea. Está pronto o purê de alho, saboroso e saudável companhia para várias refeições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.