Empresas

Pedidos de falência no país caem 25% em abril, destaca Serasa

Entre as pequenas e médias empresas, houve queda levemente maior nos pedidos de falência.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

SÃO PAULO - O total de pedidos de falência para empresas de todos os portes no país caiu 25% em abril, segundo levantamento da Serasa Experian. Foram 146 requerimentos contra 195 em março.

Entre as pequenas e médias empresas, houve queda levemente maior nos pedidos de falência, de 26,8% - 123 pediram falência em março contra 90 em abril. Entre empresas de médio porte, a queda foi 9,1% - de 44 em março para 40 pedidos em abril. Considerando as grandes empresas, a queda foi mais expressiva, de 42,8% - 195 registros em março e 146 em abril.

Em relação às falências decretadas, houve aumento de 7,1% entre as pequenas empresas em abril ante o mês anterior. Empresas de médio e grande porte mantiveram os patamares de março.

Segundo análise da Serasa, os dados refletem o bom momento econômico, apesar de o crédito não ter sido 100% normalizado após a crise financeira internacional. "As variações mensais estão influenciadas pela evolução da atividade econômica e pelo menor número de dias úteis, 20 em abril e 23 em março. O crescimento das receitas tem facilitado a administração do fluxo de caixa das empresas, mesmo em um ambiente de crédito ainda não normalizado para os negócios."

A perspectiva, indica a análise, é de que os indicadores de falências continuem em queda "por conta das melhores condições financeiras das empresas e pela recuperação, mesmo que lenta, do crédito".

A Serasa faz o levantamento das informações em fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos Estados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.