Telefonia

Portabilidade na telefonia faz um ano com 4 milhões de transferências

G1, com informações da Agência Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h59

SÃO PAULO - A portabilidade numérica, que permite ao cliente dos serviços de telefonia mudar de operadora e permanecer com o mesmo número telefone, completa nesta terça-feira (2) um ano em todo o Brasil.

Ao todo, 5,18 milhões de pessoas solicitaram a mudança de operadora e 4 milhões efetivamente fizeram a migração. Os dados foram registrados até a meia-noite deste domingo (28), pela ABR Telecom, entidade que administra a portabilidade no Brasil.

Do total, 1,2 milhão de números portados são de linhas fixas e 2,8 milhões de terminais celulares. O estado de São Paulo foi o que apresentou os maiores índices de portabilidade. Ao todo, 1,39 milhão de paulistas solicitaram o benefício e 1,1 milhão tiveram seus telefones portados.

A região metropolitana de São Paulo foi a última área do Brasil a ter os serviços. Desde 2 de março de 2009, 813,8 mil pessoas que utilizam o DDD 11 pediram para trocar de operadora. Deste total, 641,5 mil concluíram a migração.

Áreas

A portabilidade começou a ser implantada no Brasil em 1º de setembro de 2008 em apenas alguns DDD e foi sendo ampliada para outras áreas do país, até alcançar todo o Brasil no dia 2 de março de 2009.

O serviço tem o objetivo de estimular a competição. No entanto, os números portados representam só 1,85% do total de telefones em operação no país. Ao todo, são 41 milhões telefones fixos e 175 milhões de telefones celulares.

A portabilidade deve ser pedida pelo usuário à operadora para a qual ele deseja migrar e a transferência só pode ocorrer dentro da mesma modalidade de serviço: de celular para celular e de fixo para fixo. Pelas regras, o pedido tem de ser atendido em até cinco dias úteis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.