SÃO LUÍS - A movimentação é grande, neste momento, na Festa de São Marçal, no bairro do João Paulo. O bumba boi, O Riso da Mocidade, de Timon, está se apresentando no corredor da trupiada na avenida São Marçal. O padre Haroldo fez a abertura do evento abençoando brincantes e o público apreciador do folclore maranhense.
Os bois Meu Capricho, de Paço do Lumiar, de São José dos Índios, de São José de Ribamar, Tibiri, Maracanã, Panaquatira, Maioba, entre outros, também vão reverenciar, durante todo o dia, São Marçal.
A festa, que completa 82 anos de existência, teve início por volta das 6h da manhã, quando começa a concentração para a apresentação no corredor da trupiada.
Origem
A Festa de São Marçal, que oficialmente encerra os festejos juninos em São Luís, surgiu a partir da proibição aos grupos de bumba-meu-boi, de cunho popular, de seguirem para a área do centro da cidade, sob pretexto de manutenção da segurança, ordem e tranqüilidade.
A polícia não permitia que os brincantes passassem do areal do João Paulo. Lá mesmo, eles se encontravam. Havia uma disputa grande e, muitas vezes, violenta entre os grupos.
O encontro dos bumba-boi foi então se consolidando a cada ano e se expandiu, tomando proporções gigantescas.
Devido ao crescimento da brincadeira, durante algum tempo ela se afastou do bairro. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba-Boi, além de decretar o dia como ponto facultativo municipal.
Aguarde mais informações sobre a Festa de São Marçal
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.