Troca-Troca

Negociações para a mudança de partido são intensificadas

Jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h56

BRASÍLIA. Impulsionada pela aprovação do projeto que anistia os infiéis desta legislatura e estende o prazo de mudanças partidárias até 30 setembro, a negociação política para o troca-troca partidário se intensificou nos últimos dias, em todos os partidos. As primeiras investidas mostram que há um forte movimento de saída do DEM e do PPS, partidos de oposição, que levaria à ampliação das bancadas do PP, do PR e do PTB, partidos governistas.

A oposição também está sofrendo ação intensa de um novato - o minúsculo PRB, do vice José Alencar, do ministro Mangabeira Unger e do senador Marcelo Crivella (RJ). Se conseguirá atrair deputados, mesmo sem tempo de TV, ainda não se sabe. O partido elegeu dois deputados, está com três. O PRB tem um número eleitoral atrativo - o 10 - e não tem o estigma dos partidos ligados ao mensalão. Segundo parlamentares, Alencar liga para deputados e senadores e os convida para entrar no partido, citando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ação do PRB, que contaria com a ajuda do ex-ministro e deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e de integrantes do PSB e do PCdoB, provocou uma manifestação raivosa do presidente do PPS, Roberto Freire. Ele acusou o vice José Alencar de cooptação de parlamentares para inchar o PRB - partido para o qual migrou depois de deixar o PL (hoje PR). “Qual o papel do vice-presidente da República, a mando do presidente Lula? É cooptar, no momento em que o governo utiliza suas forças para prorrogar a CPMF. José Alencar está na função de aliciador, para cooptar parlamentares de outros partidos”, disse Roberto Freire, em entrevista divulgada pela página do PPS na Internet.

Mudanças

As trocas de partido deverão ser concretizadas até 30 de setembro. Só para o PP, a expectativa é de que irão três senadores e sete deputados. O PTB, com 20 deputados, se articula para ganhar uma bancada maior e fazer frente ao PR, que inchou desde a posse e tem hoje 39 deputados - como antigo PL elegeu 23 e ao se unir com o Prona, chegou a 25.

O líder do PR, Luciano de Castro (RR), tenta manter seus deputados e está negociando o ingresso de mais três. Um deles virá do PP, numa acomodação regional. Em Pernambuco, o presidente do PTB estadual, deputado Armando Monteiro, está filiando prefeitos à legenda. “Poderemos ganhar meia dúzia de deputados”, diz Frank Aguiar (PTB-PI), que ajuda o líder Jovair Arantes (GO) na busca de filiados.

Entre os partidos de esquerda há movimentações para aumento da bancada. O líder do PSB, deputado Márcio França (SP), diz que o partido poderá ganhar cinco deputados. E admite que ajuda a levar outros para o PRB, PHS e PMN, que integram o bloco com o PSB-PDT e PCdoB: “Se não há como acomodar o deputado no PSB, tentamos o PRB, o PHS e o PMN”.

No PDT, conta o deputado Severiano Alves (BA), o presidente da legenda, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, informou que tem quatro ou cinco nomes no colete. Mas o partido perderá Sérgio Brito (BA), que deverá acompanhar o gesto do prefeito de Salvador, João Henrique, seu concunhado, indo para o PMDB. Entre os nomes cotados para o PDT estão Paulo Rubem (PE), insatisfeito no PT, e Silvio Costa (PHS-PE). Líder do PPS, Fernando Coruja (SC), admite a perda de parlamentares. “Há uma ação do governo sobre nossa bancada, porque somos oposição independente. Quatro ou cinco poderão sair”.

Embora o projeto que criou mecanismos de fidelidade partidária abra nova janela de troca para 2010 - em setembro de 2009 -, muitos deputados pretendem fazer já as acomodações políticas, seguindo o fluxo de trocas intensas para as eleições municipais de 2008. A lei foi aprovada na Câmara, mas não no Senado, e há o temor dos que pretendem mudar de legenda com o julgamento do Supremo Tribunal Federal - que irá dizer se é correta, ou não, a tese de que o mandato pertence ao partido, que tem o respaldo do Tribunal Superior Eleitoral.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.