Corpo de Bombeiros alerta para os riscos de queimadas

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h58

SÃO LUÍS -  Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) alerta que, com a chegada do período de estiagem, aumenta o risco de incêndios, os chamados “fogo no mato”. No segundo semestre do ano passado, foram registrados 195 focos de incêndio só na ilha de São Luís. As áreas mais afetadas são o Renascença, Calhau, Cidade Operária, Distrito Industrial e Campo de Perizes. Ainda não houve ocorrências este ano e para continuar evitando-as os bombeiros estão fazendo um trabalho preventivo. A maioria dos incêndios é causada devido à queima do lixo ou de terrenos e por pontas de cigarro acesas jogadas nos terrenos.

Com o período de estiagem, que está começando este mês, a umidade relativa do ar diminui e há um aumento da temperatura. O comandante do Comando Operacional do CBMMA, coronel Carlos Robério dos Santos, explica que, por qualquer descuido, o fogo pode virar um incêndio. “Torna-se um incêndio quando o fogo foge do controle do homem. às vezes, a pessoa vai queimar um terreno ou as folhas do quintal e, com a temperatura muito alta, rapidamente pode virar um incêndio”, diz ele.

Ele acrescenta que, em julho, é comum crescer a incidência de focos de incêndio. “O nosso inverno foi meio atípico este ano. Ainda não tivemos nenhum foco, mas já fazemos o alerta para as pessoas tentarem evitar os incêndios”, acrescenta o comandante.

O mês com maior incidência de incêndio em 2006 foi outubro, considerado o mais seco do ano, registrando 77 casos. “Esses incêndios acontecem em áreas de vegetação, principalmente dos bairros Renascença, Calhau, Cidade Operária, Distrito Industrial de Campos de Perizes”, afirma o major Gerson Celso Amorim.

Ele esclarece que, na zona urbana, a causa do incêndio é a queima de lixo, que pode atingir grandes proporções. “Já na zona rural e nas BRs, o fogo é geralmente causado por pontas de cigarros ainda acesas que os motoristas jogam e pelo desprendimento de gases dos veículos”, explica.

O major enfatiza que deve-se evitar queimar o lixo, mas pondera que, quando for inevitável, só deve se tocar fogo no fim da tarde, e que o horário crítico é das 13h às 15h30. O telefone para acionar o Corpo de Bombeiros é o 193.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.