SÃO LUÍS - O senador eleito Epitácio Cafeteira (PTB) está desde sexta-feira internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratamento de choque eletrolítico, resultante de uma infecção, urinária, que causou desequilíbrio em suas taxas de sódio e potássio. De acordo com os médicos, o senador deve ficar em tratamento por duas semanas, mas estará presente na posse no Senado, dia 1º de fevereiro, em Brasília.
Cafeteira viajou de Brasília para São Paulo na tarde da sexta-feira, em uma UTI no ar. O fato de ele ter embarcado sedado gerou especulações de que ele teria sofrido algo mais grave. Os médicos as descartaram e explicaram que a viagem sedado se deu para evitar desconforto ao senador, já abatido pela infecção urinária, e para melhor controlar as taxas de potássio e sódio.
A infecção urinária em Cafeteira foi detectada há cerca de uma semana em Brasília. Ele foi internado. A medicação alterou as taxas de sódio e potássio em seu organismo, causando o choque eletrolítico. Em nova avaliação, os médicos recomendaram tratamento em São Paulo para reequilibrar essas taxas.
O senador foi internado sexta-feira no Hospital Sírio Libanês. Ontem, já estava consciente e conversando. Cafeteira está acompanhado apenas por familiares.
O ex-presidente do Senado e senador José Sarney acompanhou todo o tratamento da infecção urinária de Cafeteira. Sexta-feira, após ter conversado com a família e com os médicos – tendo a garantia da recuperação do aliado – Sarney embarcou para o Maranhão, de onde mantém contato telefônico com o hospital.
De acordo com a avaliação médica, Epitácio Cafeteira deve permanecer por duas semanas internado em São Paulo. Na primeira, ele passará por um tratamento intensivo de reequilíbrio eletrolítico. A segunda semana será de observação para que o senador esteja pronto para tomar posse para seu segundo mandato no Senado da República.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.