SÃO PAULO - Serra estende a hegemonia do PSDB em SP José Serra (PSDB) foi eleito governador de São Paulo no primeiro turno, com cerca de 58 % dos votos válidos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A apuração não acabou ainda, mas é matematicamente impossível que a vitória em primeiro turno seja tirada do candidato tucano. Com o resultado, o PSDB estende a hegemonia no estado por mais quatro anos. O partido governa São Paulo desde 1995, quando Mário Covas, eleito em 1994, assumiu o cargo.
José Serra iniciou a carreira política na juventude. Aos 21 anos, já presidia a União Nacional dos Estudantes. Partiu para o exílio durante a ditadura e, na volta ao Brasil, passou a militar no PMDB, partido onde ficou até 1988, quando ajudou a fundar no PSDB. No novo partido, foi deputado federal e senador. Sob o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi ministro da Saúde. Em 2002, concorreu à Presidência e perdeu para Lula. Dois anos depois, superou Marta Suplicy (PT) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.