ANP apresenta hoje áreas petrolíferas oferecidas na 5ª rodada de Licitações

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

As áreas de produção e exploração que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) estará ofertando na Quinta Rodada de Licitações, prevista para meados do próximo ano, serão apresentadas nesta terça-feira, em audiência pública no Hotel Intercontinental, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A licitação acontecerá sob nova metodologia de desenho e oferta dos blocos exploratórios, cujo modelo é baseado no sistema de cédulas, onde as bacias sedimentares serão divididas em setores, que por sua vez são divididos em cédulas que podem ser únicas ou agrupadas.

Serão licitadas 1.122 cédulas exploratórias, das quais 824 no mar e 298 em terra, inseridas em 21 setores em nove bacias sedimentares: Pelotas, Santos, Campos, Espírito Santo, Jequitinhonha, Recôncavo, Potiguar, Barreirinhas e Foz do Iguaçu.

Desde o processo de flexibilização do monopólio do Petróleo, a ANP realizou quatro leilões de áreas de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. Foram oferecidos 157 blocos exploratórios, dos quais 88 foram arrematados por 42 empresas nacionais e internacionais.

Nas quatro rodadas foram arrecadados R$ 1,55 bilhão para os cofres da União, a titulo de pagamento de Taxas de Participações e Bônus de Assinatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.