"A Ratoeira", de Agatha Christie, completa 50 anos em cartaz

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

A rainha Elizabeth II e "A Ratoeira" têm algo em comum em 2002 – tanto a monarca quanto a peça de Agatha Christie estão há 50 anos em atividade na Grã-Bretanha.

No ano de seu jubileu de ouro, Elizabeth II vai ao teatro ver a história de detetive de Agatha Christie quando esta completa, na noite de segunda-feira, sua apresentação de número 20.807 – que marca seu 50º aniversário como a peça há mais tempo em cartaz no mundo.

"A Ratoeira", ao lado da Abadia de Westminster e do Palácio de Buckingham, é uma das atrações turísticas mais vistas de Londres, e não dá sinais de que vá sair de cartaz tão cedo.

"Não vejo por que isso aconteceria", disse seu produtor, Sir Stephen Waley-Cohen.

O diretor Richard Attenborough – premiado com um Oscar de melhor direção por "Gandhi", de 1982 -, e que estava na produção original da peça, concorda: "É como uma instituição londrina, como os corvos e a Torre de Londres".

Attenborough diz que a peça deve ser vista como um clássico. "Por isso está em cartaz há tanto tempo", acrescentou.

Para a rainha Elizabeth II, a peça oferece a chance de celebrar outro grande ícone britânico - na semana passada, ela assistiu à estréia do mais novo filme de James Bond, "Um Novo Dia Para Morrer", que marca os 40 anos de presença nas telas do mais famoso agente secreto do mundo.

"A Ratoeira" recebeu inicialmente o título de "Três Ratos Cegos" e foi escrita por Agatha Christie em 1947, como uma peça para rádio com 30 minutos de duração para celebrar os 80 anos da então rainha Mary.

A peça foi para os palcos londrinos no ano em que Elizabeth II assumiu o trono, em 1952. Ambas sobreviveram a muitos acontecimentos desde então.

A moda mudou, mas ambas se mantiveram. A peça foi vista por mais de 10 milhões de pessoas e apresentada em 44 países.

"A Ratoeira" tem três diferentes entradas no Guinness Book of World Records:

- É a representação teatral há mais tempo em cartaz no mundo

- Tem o ator que mais atuou no mundo - David Raven fez o papel do Major Metcalfe em 4.575 apresentações

- Nancy Seabrooke pode se declarar a atriz-substituta em ação há mais tempo no mundo, com 6.240 atuações em 15 anos. Ela fica pacientemente sentada nos bastidores fazendo bordado e crochê.

Um item permanece do cenário de 1952 - o relógio na abóboda. O revólver da produção original está agora no Museu Victoria and Albert.

Agatha Christie, uma das maiores escritoras de suspense do mundo, deu os direitos da peça a seu neto Mathew Prichard quando este fez 9 anos.

A peça recuperou mais de mil vezes seu investimento original, mas nem todos têm tanta sorte.

Dois produtores britânicos compraram os direitos de filmagem de "A Ratoeira" por cinco mil libras, sob a condição de só fazerem o filme seis meses depois de encerrada a produção teatral. A peça há muito já sobreviveu a eles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.