Cinco por cento dos nordestinos ainda não sabem em quem votar

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

BRASÍLIA – A três dias das eleições, 5% dos nordestinos ainda não sabe em quem votar para presidente da República. O dado é de pesquisa do instituto Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e divulgada hoje. O índice é o mesmo da última consulta, realizada nos dias 26 e 27 de setembro. O número de eleitores que dizem votar em branco ou nulo também se manteve estável. Hoje, eles somam 3%.

Na avaliação da cientista política Bertha Maakaroun, especializada em pesquisa pela universidade de Michigan, o número de eleitores no Nordeste que ainda não decidiu em quem votar é muito baixo em relação a outras eleições. "A pesquisa mostra que 92% das pessoas já se definiram. Isso reflete um índice alto de atenção ao pleito", observa.

Isso se deve, na sua avaliação, pelo fato de os candidatos já serem velhos conhecidos do eleitorado. "Dois deles – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PPS) – já disputaram eleições presidenciais. Outro – José Serra (PSDB) –tem muito tempo na televisão e grande estrutura partidária, que lhe garante presença forte da campanha em todo o País", completa.

Bertha também acredita que o "alto nível de insatisfação da sociedade com questões como segurança e desemprego" faz com que o eleitor defina logo seu voto pela oposição. "Esta é uma eleição da oposição. Por isso, o número de indecisos é menor", finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.