Raimundo Monteiro descarta sua renúncia

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

O candidato do Partido dos Trabalhadores ao Governo do Estado, Raimundo Monteiro, descartou ontem desistir da candidatura para favorecer o candidato da Frente Trabalhista, Jackson Lago.

Monteiro fez um pronunciamento em seu programa no horário eleitoral, ontem, em que disse não existir possibilidade de abrir mão da disputa. O apelo de Jackson Lago aos candidatos da oposição foi feito no programa eleitoral da última quarta-feira.

Dentro do PT, a proposta de Jackson tem resultado numa discussão interna. O grupo ligado ao candidato a senador Haroldo Sabóia defende o apoio ao ex-prefeito desde que ele faça uma declaração pública de apoio ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva e ao próprio Sabóia – que patina na casa dos 10% de intenção de votos para o Senado.

Lula - O presidente regional do partido e candidato a deputado federal Washington Oliveira, por outro lado, diz que uma renúncia de Monteiro pode prejudicar o desempenho de Lula no Maranhão. “Nosso objetivo principal é a vitória de Lula. E o Diretório Nacional não concorda com a desistência. O Monteiro vai descartar isso em seu programa de TV,” disse Washington Oliveira, ontem à tarde.

De acordo com o candidato a vice-governador na chapa petista, Uílio Oliveira, “os pedetistas têm que compreender que não há como apoiar Jackson Lago descartando o projeto nacional, que é eleger Lula”. Lago faz parte da coligação que apóia Ciro Gomes (PPS) para presidente. Apoiar Lula, agora, seria encarado como traição ao seu partido. Além disso, o ex-prefeito também está se aliando ao candidato do PSDB, Roberto Rocha, que apóia o presidenciável José Serra, principal adversário de Lula.

Racha - Uma aliança entre o PT e a Frente Trabalhista esbarra ainda no posicionamento de outras lideranças petistas, como a deputada estadual Helena Heluy e o ex-deputado federal Domingos Dutra, críticos da postura política de Jackson Lago.

Dutra rompeu com o ex-prefeito em 1998, um ano depois de tomar posse na vice-prefeitura de São Luís. Na época, Jackson demitiu todos os petistas que faziam parte da sua administração e preferiu apoiar a candidatura do então senador Epitácio Cafeteira (hoje no PDT), em detrimento da candidatura do próprio PT, que o havia apoiado dois anos antes. Helena Heluy também é desafeto de Jackson Lago. Ela é autora de uma denúncia contra o ex-prefeito, que resultou nas investigações em torno da Coliseu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.