Distribuição de bombons marca festa de Cosme e Damião

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Ontem foi um dia de muita alegria para as crianças em todo o Brasil. Elas comemoraram o dia dos santos Cosme e Damião - irmãos gêmeos protetores das crianças e padroeiros dos médicos e farmacêuticos. A data, em São Luís, foi marcada por distribuição de doces, brinquedos, roupas e bombons em vários bairros da cidade. As crianças fizeram fila para receber as guloseimas entregues pelos adultos.

No bairro Camboa, a festa foi organizada pelo vendedor José Moraes Filho, de 39 anos, que distribuiu mais de dois mil sacos de balas e cerca de duas mil garrafas de refrigerantes para as crianças do bairro. Além dos bombons, a família de José Moraes preparou dois tabuleiros com bolos confeitados, decorados com as imagens dos santos.

“Todos os anos, nesta data, preparamos esta festa para as crianças. Mobilizo toda a família para ajudar na confecção do bolo e na organização dos bombons dentro dos sacos, que também trazem a imagem de São Cosme e Damião. Faço isso para pagar uma promessa que fiz há algum tempo”, disse José Moraes Filho.

A fé que José Filho deposita nos dois santos está explicada. O vendedor afirma que em vários momentos difíceis de sua vida já foi salvo pelos gêmeos, os quais até já apareceram para ele. “Como viajo muito, já me envolvi num acidente e fui salvo graças aos santos, que apareceram para mim”, lembra José Filho.

Na avenida José Sarney, também na Camboa, mais bombons foram distribuídos por Maria das Neves, em frente ao seu salão de beleza, e pela família Viégas. Segundo Maria das Neves, a fé em São Cosme e Damião é tão grande, que ela realiza a distribuição há 21 anos.

UMBANDA - O aniversário de São Cosme e Damião também foi celebrado no terreiro do umbandista Jorge Itacy, no bairro Fé em Deus. Ele também distribuiu doces, bombons, bolo e refrigerante para as crianças. Itacy disse que, em sua religião, São Cosme e Damião são representados pelas entidades Tossá e Tossé, filhos do vodum Zomadoni. “Eles representam as crianças, a inocência e tudo o que existe de mais puro no universo”, explicou.

HISTÓRIA - Apesar das comemorações por toda a cidade, muitas crianças ainda não conhecem a história de São Cosme e Damião. “Não sei nada sobre a história deles. Só sei que as pessoas entregam bombons nesse dia”, revelou Andréia da Silva, de 13 anos, moradora do bairro Camboa. “Eu só sei que eles são gêmeos”, afirmou Sílvia Alexandra Lima, 11 anos.

A história de São Cosme e Damião relata que eles eram dois irmãos médicos, idênticos, mortos cruelmente por causa de sua fé cristã. Desde muito jovens, Cosme e Damião já se ocupavam em cuidar das pessoas doentes sem cobrar pelas consultas.

Os irmãos também ficaram conhecidos por levarem sempre alimentos e uma palavra de fé aos corações dos enfermos. Devido à religiosidade, ambos foram perseguidos e presos, tendo sido acusados de praticar feitiçaria pelo governo imperial do Oriente, onde moravam. Antes de se tornarem santos, foram decapitados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.